Viagem

Itália terá scanner corporal em aeroportos de Milão e Roma, diz ministro

Da ANSA

ROMA, 5 JAN (ANSA) - O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, confirmou hoje que o país passará a usar o scanner corporal nos aeroportos de Fiumicino, em Roma, e Malpensa, em Milão, dois dos mais importantes do país.

Em entrevista à imprensa italiana, Maroni se mostrou "decidido" a fazer com que os equipamentos "sejam colocados pelo menos" nos dois terminais. O objetivo é reforçar a segurança para evitar ataques terroristas como o ocorrido na noite de Natal, quando o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab tentou explodir um avião que fazia a rota Amsterdã-Detroit.

A ação fracassada foi reivindicada pelo braço iemenita da Al-Qaeda. O ministro italiano do Interior também comunicou que verá nos próximos dias o presidente do Ente Nacional de Aviação Civil (Enac), Vito Riggio, para discutir a utilização dos scanners.

Quanto à invasão de privacidade acarretada pelo escaneamento, Maroni afirmou que será buscada uma saída para o problema. "O direito à vida é superior ao da privacidade", afirmou.

"Creio que se possa adotar uma solução concreta e equilibrada: com scanners pouco invasivos da figura do corpo do passageiro, que aparece opaca ao operador, mas capazes de revelar qualquer anomalia", prosseguiu.

Ainda hoje, o chanceler do país europeu, Franco Frattini, comentou a medida afirmando que é chegado o momento de os italianos se equiparem melhor para enfrentar o terrorismo.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, se existe uma tecnologia moderna capaz de fornecer mais garantias de segurança, ela deve ser usada.

O direito à privacidade é "inalienável", mas o direito de "não explodir no ar dentro de um avião é ainda mais importante", enfatizou Frattini, dizendo que "quem não tem nada a temer" não deve ver problemas em "submeter-se a uma rápida passagem pelo equipamento e viajar seguro".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo