Velejadores publicam registros de viagem entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio

Da Redação

Há 15 anos, os velejadores Beto Pandiani e Marcus Sulzbacher realizaram uma expedição de Miami, nos Estados Unidos, a Ilhabela, litoral norte de São Paulo, com base no conceito de união dos Trópicos de Câncer e Capricórnio. Os registros fotográficos, os textos manuscritos sobre os 289 dias da viagem foram publicados no livro "Entretrópicos", recém-lançado pela Terra Virgem Editora, que conta também com textos do jornalista Xavier Bartaburu.
  • Roberto Linsker/Divulgação

    Canal do Cassiquiare, no Rio Orinoco, na Venezuela, foi um dos lugares visitados pelos velejadores Beto Pandiani e Marcus Sulzbacher na expedição Entretrópicos

A bordo de dois catamarãs de 21 pés sem cabine nem motor, a dupla percorreu cerca de 13.500 km de mares, rios, recifes e temporais de fevereiro a dezembro de 1994. Inspirados pela experiência realizada pelo naturalista alemão Alexander von Humboldt em 1800, eles queriam comprovar a possibilidade de navegar do Caribe ao Amazonas por dentro do continente, conectando as bacias do Orinoco e do Amazonas através do Canal do Casiquiare. Por sugestão de Amyr Klink, incluíram no trajeto cinco mil quilômetros de rios amazônicos.

Apesar de disponibilizarem de pouco espaço nas embarcações, os aventureiros puderam utilizar GPS, laptop, sistema de comunicação via satélite e um estoque farto de comida. Algumas colaborações feitas no livro foram feitas já ao longo da viagem, como a dos fotógrafos Gui von Schmidt e Roberto Linsker, entre outros amigos e moradores locais que pegaram carona e contribuíram para enriquecer os relatos da expedição.

O sul-africano campeão de regatas Duncan Ross também se juntou ao grupo nas Pequenas Antilhas. No total, 19 pessoas subiram a bordo dos catamarãs, batizados de Atlas e Foca pela dupla.

Essa primeira expedição entre os Trópicos do velejador Beto Pandiani foi a primeira de uma série de viagens que o impulsionaram a ser o primeiro navegador a conectar a Antártida à Groelândia em pequenos catamarãs sem cabine.
  • Divulgação


Entretrópicos - De Miami a Ilhabela a bordo de dois Hobie Cats 21
Textos: Beto Pandiani e Xavier Bartaburu
Fotografias: André Andrade, Gui von Schmidt e Roberto Linsker
Editora: Terra Virgem Editora
Projeto Gráfico: Marcus Sulzbacher e Marcos Kotlhar
Páginas: 120
Preço: R$ 70,00

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos