Viagem

Praia da Lagoinha, no Ceará, sedia Festival dos Ventos

Da Redação

Com atrações que contemplam esportistas e amantes de música, gastronomia e até artesanato, a Praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, a 124 km de Fortaleza, vai abrigar o Festival dos Ventos durante os dias 6 e 7 de novembro. Em sua segunda edição, o evento tem contribuído para a divulgação dos destinos do litoral oeste do Ceará.
  • Setur CE/Divulgação

    Localizada na rota turística Costa dos Ventos, a Praia da Lagoinha tem alguns dos melhores ventos do planeta, ideais para regatas e esportes à vela

Por estar localizada em uma região estratégica, na rota turística que ficou conhecida como Costa dos Ventos (que inclui ainda os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Trairi), a Praia da Lagoinha tem alguns dos melhores ventos do planeta, ideais para regatas e esportes à vela.

Reza a lenda que a praia era um porto de piratas franceses, que ao longo do século 16 utilizavam o local como ponto de apoio para as viagens de exploração no nordeste. Entre as atrações, há um mirante com uma duna vermelha de onde se tem uma vista panorâmica da encosta.

Festival

A programação é bem diversificada. Além de campeonatos itinerantes de surf, windsurf, kytesurf e vela, que ocorrem tanto na Lagoa do Jegue quanto na praia, durante todo o evento acontecem caminhadas, exercícios, avaliações físicas e atividades terapêuticas na água. Os visitantes podem participar também de oficinas que vão ensinar a confeccionar pipas, móbiles e bandeirinhas e aulas sobre a importância da reciclagem, de conscientização ecológica e educação ambiental.

As apresentações musicais vão acontecer em duas etapas: durante o dia, no Festival de Surf Music, e à noite no Festival de Música Popular e Instrumental. Ainda para quem se interessa por arte e cultura pode aproveitar as oficinas de artes cênicas, dança, pintura e música, além de palestras sobre curiosidades sobre a energia eólica, a força dos ventos e noções de oceanografia.

Uma feira de artesanato e outra voltada apenas para produtos místicos são opções para quem quiser levar recordações da cidade. Além disso, um festival de gastronomia nos arredores da Praia da Lagoinha possibilita que os visitantes mantenham o pique para praticar as atividades, além de promover a culinária regional.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo