Exposição em Madri homenageia Oscar Niemeyer

Da ANSA

MADRI, 16 SET (ANSA) - O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, será homenageado em Madri por meio de uma exposição que reunirá fotos, filmes, maquetes e documentos originais.

Segundo a Fundação Cultural Hispano-Brasileira, a exposição está "centrada na numerosa e significativa produção do famoso arquiteto brasileiro", uma iniciativa que tem o objetivo de divulgar "a originalidade de seus traçados" e a "imaginação de seus projetos" nacionais e internacionais.

Niemeyer, nascido no Rio de Janeiro, é reconhecido mundialmente e seus projetos mais famosos no Brasil estão a construção dos principais prédios públicos de Brasília, da igreja São Francisco de Assis (localizada no Lago mineiro da Pampulha, em Belo Horizonte) e do conjunto de pavilhões do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Na década de 1940, o brasileiro foi indicado para compor a equipe de arquitetos que desenvolveriam a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Niemeyer também projetou a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, e o prédio da Editora Mondadori, em Milão.

A mostra, que será inaugurada amanhã e ocorrerá até dia 22 de novembro, ficará na sede da empresa de telefonia Telefônica, no centro da capital espanhola. O evento também conta com o apoio da Embaixada brasileira no país e com a Fundação Cultural Hispano-Brasileira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos