Viagem

Parque Nacional do Iguaçu comemora 70 anos

CRIS GUTKOSKI

Colaboração para UOL Viagem

10/01/2009 16h55

A chuva passageira foi bem-vinda na abertura das comemorações dos 70 anos do Parque Nacional de Iguaçu, neste sábado (10), em Foz do Iguaçu. As chuvas alimentam a força das águas que despencam em dezenas de cataratas no primeiro parque brasileiro declarado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986.

A festa continua na noite deste sábado com show de música, o lançamento do livro "Meu Vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu", de Marcos Sá Corrêa e Lorenzo Aldé, e a abertura da exposição de fotos 'Memória das Cataratas'.

O aniversário dos 70 anos ganhou selo comemorativo dos Correios e também bolo - com estampa de onça-pintada no meio do glacê - na data exata: foi em 10 de janeiro de 1939 que o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto 1.035, criando o parque nacional, transformado em área de preservação. São 185.262 hectares de floresta de Mata Atlântica. A principal atração continua sendo a visão impressionante das quedas dŽágua por meio de passarelas e mirantes. Na última década, atividades como rafting, tirolesa, rapel, trilhas de bicicleta, passeios de barcos e de botes velozes aproximaram ainda mais o contato dos visitantes com a natureza.

Em 2008, o Parque Nacional do Iguaçu registrou público recorde de 1.154.000 visitantes. O recorde de 1 milhão de visitantes havia sido ultrapassado nos anos de 1986, 1987, 2005 e 2007, segundo o chefe do parque, José Pegoraro. Na cerimônia na manhã de sábado, Pegoraro lembrou os nomes de brasileiros ilustres que, maravilhados com a paisagem das cataratas, foram pioneiros na luta pela preservação da área, como o engenheiro André Rebouças e o aviador Santos Dumont.

O Parque Nacional do Iguaçu abre diariamente para visitação, das 9h às 17h, ou até as 18h, nos meses do horário de verão. A infra-estrutura conta com ônibus de dois andares, praças de alimentação, agência de turismo de aventura, lojas e centro de exposições. Por meio do rio Iguaçu, o parque brasileiro se une ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina.



Serviço

Parque Nacional do Iguaçu

Onde: BR-469, km 18, em Foz do Iguaçu
Tels: (45) 3251-4400
www.cataratasdoiguacu.com.br

(A jornalista Cris Gutkoski viajou para Foz do Iguaçu a convite de Itaipu Binacional)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo