Viagem

Um passeio pelo bairro de Barack Obama, em Chicago

MICHAEL Y. PARK

New York Times Syndicate

Hyde Park não recebe tanta atenção desde 1893, quando a Feira Mundial de Chicago apresentou a eletricidade e os assassinos em série para o país. Mas nas últimas semanas, este bairro com abundância de verde, diversidade racial e casas suntuosas, próximo da Universidade de Chicago, se tornou uma sensação da noite para o dia, graças ao presidente-eleito Barack Obama, que mora em uma casa de seis quartos, ao estilo georgiano, na South Greenwood Avenue.

Sally Ryan/NYT
Valois Cafeteria, no bairro Hyde Park, em Chicago, onde é servido o "Café da Manhã Obama"
CHICAGO DAS TORRES, DOS PARQUES E DAS ARTES
PILSEN, O BAIRRO LATINO DA MODA DE CHICAGO


Desde o dia da eleição, multidões de turistas, fãs de história e moradores orgulhosos de Chicago seguem para Hyde Park para ver onde o futuro 44º presidente deu início à sua carreira política. O que encontram é uma grade compacta de ruas largas e arborizadas, lar de uma mistura amistosa de ricos profissionais liberais e professores menos ricos afro-americanos, que se misturam facilmente com as lojas de vinho, financeiras e livrarias universitárias.

Entre as novas atrações está a Valois Cafeteria (1518 East 53rd Street; 773-667-0647), um restaurante-lanchonete estilo caseiro entre uma locadora de vídeo e uma loja de comida saudável, onde negros idosos ocupam mesas do tamanho de selos do correio. O pedido favorito do presidente eleito --ovos mexidos, batatas fritas picadas e lingüiça (ou bacon, se você preferir)-- foi rebatizado de "Café da Manhã Obama", apesar dele agora pedir "para viagem".

Igualmente, Obama não fará mais seus cortes de cabelo de US$ 21 no Hyde Park Hair Salon (5234 South Blackstone Avenue; 773-493-6028; www.hydeparkhairsalon.net), uma barbearia decorada com pôsteres dos Chicago Bears e da lenda do boxe Muhammad Ali, que já morou no bairro.

Um bom lugar para experimentar o clima multicultural de Hyde Park é a 57th Street. Lá é possível encontrar acadêmicos explorando as prateleiras empoeiradas da 57th Street Books (No. 1301; 773-684-1300; semcoop.booksense.com), e animadas famílias afro-americanas dividindo pizzas no Medici on 57th (No. 1327; 773-667-7394; www.medici57.com). De fato, Malia e Sasha Obama realizaram festas de pizza neste popular restaurante italiano; basta ver o cardápio, onde as novas camisetas "Obama Come Aqui" estão à venda por US$ 18.

É claro, há mais em Hyde Park do que apenas Obama. Em um ponto está a Universidade de Chicago, uma ampla pedra preciosa de arquitetura neogótica e gárgulas de granito. Do outro lado, ao longo da margem do lago, fica o palaciano Museu da Ciência e Indústria (57th Street and Lake Shore Drive; 773-684-1414; www.msichicago.org), um marco do estilo Belas Artes com uma exposição sobre casas verdes, até 4 de janeiro.

Entre eles se encontram várias casas famosas, incluindo a Robie House (5757 South Woodlawn Avenue; 773-834-1847; www.wrightplus.org), uma obra-prima de Frank Lloyd Wright que é um ícone da arquitetura moderna. Cerca de 10 quadras ao norte se encontra a propriedade cercada de Louis Farrakhan, o ex-líder da Nação do Islã.

Mas o endereço de maior prestígio atualmente é 5046 South Greenwood Avenue, a simpática casa de tijolos vermelhos onde moram os Obamas. Não se dê ao trabalho de tentar tirar uma foto. O Serviço Secreto e a polícia de Chicago levantaram uma zona de segurança de vários quarteirões ao redor da casa. Até mesmo o Google se mantém distante do endereço; seus mapas panorâmicos Street View mantêm a casa e grandes trechos de Hyde Park escondidos.

Tradução: George El Khouri Andolfato

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo