Igreja expõe obras do Arquivo Secreto do Vaticano em Nova York

Da Ansa

NOVA YORK, 4 DEZ (ANSA) - Uma coleção de reproduções de obras do Arquivo Secreto do Vaticano, a Biblioteca Apostólica e os Museus Vaticanos, está exposta pela primeira vez fora da Santa Sé de hoje a 7 de janeiro no Instituto Italiano de Cultura de Nova York.

As reproduções expostas incluem a coleção de 26 "Codicum facsimiles" da Biblioteca Apostólica do Vaticano, dois mapas do século XV, a coleção "Exemplaria Preatiosa" do Arquivo Secreto do Vaticano e a coleção "Exemplaria Perfecta" dos Museus Vaticanos.

Destaca-se entre as obras o fac-símile do "Processus contra Templarios", uma edição inédita dos atos integrais do antigo processo dos Templários, incluindo os pergaminhos originais conservados pelo Arquivo Secreto do Vaticano.

"As atas foram encontradas há um ano por casualidade, porque foram colocadas fora de seu lugar e ninguém sabia de sua existência. Após terem sido encontradas, elas foram expostas no ano passado no Vaticano e serão agora em Nova York", explicou Giovanni Morello, presidente da Fundação para os Bens e a Atividade Artística da Santa Sé.

O projeto "Codex Facsimiles" foi idealizado pelo papa Paulo VI (1963-1978) e concretizado por João Paulo II em 1982 com a finalidade de "divulgar no mundo tesouros de sabedoria e de beleza".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos