Viagem

Kazan, no Tatarstão, mistura minaretes e domos "cebola"

Mikhail Galustov/NYT
Imagem: Mikhail Galustov/NYT

Sophia Kishkovsky

New York Times Syndicate

27/10/2008 18h17

Em um mundo de conflito religioso, o Tatarstão, uma região com longa história e uma grande população muçulmana no coração da Rússia, começou a promover sua capital, Kazan, com um destino turístico único, unindo monumentos muçulmanos e cristãos ortodoxos russos.

Aqui, na confluência dos rios Volga e Kazanka, a cerca de 725 quilômetros ao leste de Moscou, a Mesquita Kul-Sharif da cidade e seus minaretes azuis, uma recriação da mesquita destruída por Ivan, o Terrível, fica lado a lado com a Catedral da Anunciação ortodoxa russa, com seus domos em forma de cebola e construída no século 16, dentro dos majestosos muros brancos do Kremlin da cidade (7-843-567-8001; www.kermen.ru), um patrimônio da humanidade da Unesco.

Mas há mais em Kazan do que símbolos de harmonia religiosa atual. Kazan é, por exemplo, a única cidade russa a ter uma filial do Museu Hermitage, o Centro de Exposição Hermitage-Kazan (7-843-567-8034; www.kermen.ru/EngVer/hermitage.php, localizado no Kremlin).

O aniversário de 1.000 anos de Kazan, celebrado em 2005, provocou um imenso investimento em imóveis, incluindo o Mirage, um hotel de alta tecnologia com projeto italiano (Ulitsa Moskovskaya 1a; 7- 843-278-0505; www.mirage-hotel.ru) aos pés do Kremlin, e o charmoso Shalyapin Palace Hotel (Ulitsa Universitetskaya 7/80; 7-843-238-2800; www.shalyapin-hotel.ru). Ainda assim, os preservacionistas lamentam a destruição de quadras inteiras da cidade de casas de madeira tártaras e mansões elegantes. As autoridades municipais dizem que agora se concentrarão nas obras de restauração.

As autoridades municipais e empreendedores esperam explorar um dos últimos gestos do papa João Paulo 2º antes de sua morte, em 2005: sua devolução do reverenciado Ícone da Mãe de Deus de Kazan do século 18, que foi retirado da Rússia bolchevista e que foi parar, décadas depois, no apartamento dele no Vaticano. Turistas e peregrinos já podem ver o ícone na Igreja da Elevação da Santa Cruz, no Mosteiro de Bogoroditsky (Ulitsa Bolshaya Krasnaya 5; 7-843-292-2944; www.kazan.eparhia.ru), que está sendo reformado, após ter sido transformado em fábrica de tabaco nos tempos soviéticos.

Outros dão crédito a Mintimir Shaimiyev, o astuto presidente do Tatarstão, que está sempre equilibrando interesses tártaros e russos, muçulmanos e cristão ortodoxos, e agora também católicos. Esses interesses parecem expostos em lugares como a histórica Mesquita Mardjani (Ulitsa Nasiri 17, 7-843-293-0035; www.e-islam.ru). Em um café do outro lado da rua, dirigido pela mesquita, garçonetes vestindo túnica e lenços de cabeça servem especialidades tártaras para clientes seculares, incluindo mulheres trajando tops.

Para os de mentalidade mais secular, Kazan é uma alegre cidade universitária. Tanto Tolstói quanto Lenin estudaram ali (na Universidade de Kazan, Ulitsa Kremlevskaya 18; 7-843-292-7600; www.ksu.ru). Os estudantes de hoje dançam a noite toda em bares e clubes como o Cuba Libre (Ulitsa Baumana 58; 7-843-253-5532) e o Discoclub Arena (Ulitsa Pushkina 17; 7-843-236-2362; www.clubarena.ru). E não deixe de ir ao Kruiz (Nizhnezarechenskaya damba; 7-843-555-1131), um restaurante em uma embarcação fluvial permanentemente ancorada, onde os tártaros elegantes pedem sushi ou bebem vinho espanhol. Mas tenha em mente que será difícil se concentrar no cardápio. A vista dos minaretes e domos é espetacular.

Há vôos (www.aeroflot.com) e trens (www.rzd.ru) diários ligando Kazan a Moscou.

Tradução: George El Khouri Andolfato

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo