Viagem

Projeto "Trilhas de São Paulo" convida a conhecer ecoturismo do Estado

Reprodução
Imagem: Reprodução

Da Redação

14/10/2008 20h15

Os mais de 200 km de trilhas localizadas em áreas protegidas pelo Estado ganham um convite para ser conhecidos com o lançamento do projeto "Trilhas de São Paulo", uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Florestal. O programa pretende mostrar que um dos locais mais urbanizados do país também oferece ecoturismo para iniciantes e veteranos.

As 40 trilhas iniciais do projeto, distribuídas em 19 unidades de conservação por São Paulo, vão interligar ecossistemas, regiões e paisagens do Estado, assemelhando-se a outros programas internacionais, como o Appalachian National Scenic Trail (que interliga parte da Costa Leste dos EUA) e a Sendero de Chile (caminho que percorre de Norte a Sul do país).

Para estimular o desafio, foi criado o Passaporte para as Trilhas de São Paulo (vendido por R$ 5 na sede dos parques), um livrinho de bolso que traz um glossário e informações de cada um dos roteiros, com características e localização, mapa da área e nível de dificuldade do percurso (levando em conta tempo gasto para percorrê-lo, extensão, desnível, dificuldade do terreno e da atividade). Um carimbo atesta a presença em cada uma das trilhas. Completar todos os caminhos dará direito a prêmios.

TRILHAS DE SÃO PAULO
Reprodução
Mais de 200 km de trilhas pelo Estado de São Paulo foram mapeados
Fazem parte do passaporte trilhas nos parques estaduais de Ilhabela, da Campina do Encantado, de Campos do Jordão, Carlos Botelho, das Fontes do Ipiranga, Edmundo Navarro de Andrade, de Guarapiranga, de Porto Ferreira, do Itinguçu, de Assis, da Serra do Mar, do Jaraguá, de Vassununga, da Cantareira, da Ilha Anchieta, do Alto da Ribeira, Intervales, do Morro do Diabo e da Ilha do Cardoso.

Novas trilhas serão mapeadas para as próximas edições do passaporte, que também poderão conter informações de longos percursos (com duração de dois ou mais dias). Outro livro, voltado para as cavernas do Estado de São Paulo, também está nos planos.

Mais informações: www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo