Topo

Veneza: Pombos estão desaparecendo da Piazza San Marco

Luna Kalil/UOL
Imagem: Luna Kalil/UOL

Da Ansa

01/10/2008 11h48

Cinco meses após a entrada em vigor de uma ordem da prefeitura de Veneza que eliminou as barracas que vendiam grãos na Piazza San Marco, dos mais de 20 mil pombos que havia na região, cerca de apenas mil permanecem no local.

Na ordem que entrou em vigor no último dia 1º de maio, a prefeitura de Veneza também proibiu que os moradores e turistas alimentassem os pombos da praça, prática comum até então, alegando que as aves sujam e deterioram os monumentos.

Segundo a Superintendente para Bens Arquitetônicos da cidade de Veneza, Renata Codello, desde a retirada das barracas que vendiam grãos, a maioria dos pombos abandonou o local por não encontrar mais comida suficiente.

"Não encontrando mais o que comer, os pombos se transferiram para as ilhas, onde a comida abunda, e na Piazza San Marco, permaneceu um número razoável, que não acabou com o seu aspecto pitoresco", afirmou ela.

"Percebemos o desaparecimento quase total deles nas sacadas do Palazzo Ducale, na fachada da Biblioteca Marciana e nas partes altas decorativas do Procuratie Nuove", disse ainda Cordello.