Viagem

Cardápio turístico à mineira tem 260 atividades vivenciais nas cidades históricas

Eduardo Trópia/Divulgação
Imagem: Eduardo Trópia/Divulgação

Da Redação

02/07/2008 21h16

Investir em turismo vivencial está na moda. Afinal, não basta atrair o turista, é preciso expor a cultura e oferecer atividades que o façam sentir verdadeiramente os costumes locais. Foi com esse objetivo que as cidades históricas de Minas Gerais criaram o chamado "cardápio turístico", com cerca de 260 eventos que permitem experimentar a cultura de 25 municípios mineiros.

Oficinas de artesanato e arte, espetáculos de música e dança, caminhadas históricas e atividades de ecoturismo entraram na programação. O projeto, que começou a ser divulgado este ano, também leva o turista a conhecer outras cidadezinhas mineiras, próximas às mais conhecidas, mas que nem sempre estão incluídas na visita tradicional.

Os roteiros pré-montados reúnem de duas a seis cidades, divididas por regiões temáticas: das Artes, das Manifestações, das Riquezas, das Histórias e das Tradições. As viagens sugeridas têm duração de 1 a 22 dias. O turista também pode montar seu roteiro pelo site www.cidadeshistoricasdeminas.com.br e escolher restaurantes, hotéis e pousadas que deseja visitar. Além disso, é possível solicitar o acompanhamento de guias especializados para realizar os passeios -as cidades históricas já contam com mais de 130 profissionais.

Em Congonhas, por exemplo, além do passeio pelas conhecidas estátuas dos profetas de Aleijadinho, a visita pode incluir o "chá com arte" e oficinas de artesanato. Expedição fotográfica, almoço e espetáculo de teatro fazem parte do rol de atrações oferecidos pela cidade natal do escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade, Itabira, que, em julho, realiza o Circuito do Sabor.

Mais bem preparada para receber visitantes, a famosa Ouro Preto tem uma gama de atividades suficientes para passar seis dias inteiros. E, para quem optar por conhecer Ouro Branco, há um roteiro de um dia que oferece oficinas de cerâmica.

Quem já conhece a região tem agora um motivo para voltar. Para os marinheiros que pela primeira vez visitam o Estado, o cardápio está bem mais completo e as atrações recheadas e temperadas com o sabor, a cultura e as histórias mineiras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo