Viagem

Check-in, check-out: O Prague Imperial Hotel oferece conforto e estilo "art qualquer coisa"

CLIFFORD J. LEVY
New York Times Syndicate

Crédito
Fachada do Prague Imperial Hotel, em Praga: confusão de estilos e muito conforto
VEJA MAIS FOTOS DO HOTEL
MAIS FOTOS DA CIDADE
O CHARME MEDIEVAL DE PRAGA
O Básico
Da rua, ele parece mais uma parada sofisticada para viajantes corporativos. Mas no lado de dentro, o Prague Imperial Hotel, construído em 1914, é tamanho circo de estilos, cores e alusões que faz você se perguntar se a recente reforma completa foi feita por uma equipe de decoradores que não se falavam. Minimalista não é. Mesmo assim, funciona --espantosamente.

Após sua reforma, o hotel está cheio de adoráveis paredes ladrilhadas e grandes mosaicos cujos desenhos florais e figurativos possuem toques egípcios e mediterrâneos. O design, grande parte dele original, é supostamente art déco e art nouveau, apesar de às vezes ser simplesmente "art qualquer coisa". O Café Imperial com colunas é especialmente atraente, envolvendo você em ladrilhos brancos e amarelos e mosaicos, provavelmente diferente de qualquer restaurante de hotel que você tenha visto. A comida também é muito boa.

A Localização
O hotel, que possui 126 quartos e suítes, fica em um quarteirão sem o charme histórico das outras ruas próximas. Mas é possível chegar caminhando aonde se encontram todos os pontos turísticos conhecidos --a Praça Wenceslas, a Praça da Velha Cidade e a Ponte Charles.

Os Quartos
O quarto em que fiquei com minha família era de madeira bem escura, fazendo os corredores parecerem algo saído de uma propriedade rural inglesa. O nosso era um "quarto executivo", o maior tipo sem ser suíte (5.100 coroas tchecas, ou cerca de US$ 319, com o dólar cotado a 16 coroas) e espaçoso o suficiente para acomodar uma família de cinco pessoas, pelo menos por uma noite. A cama queen-size era um prazer de maciez, e mesmo as camas portáteis que entregaram para as crianças eram colchões bem mais confortáveis do que os finos que geralmente recebemos quando viajamos.

Os móveis também eram de madeira escura, e havia cortinas beges pesadas, suntuosas. Para completar havia impressionante TV plana (apesar de às vezes falhar em exibir alguns canais).

Os Banheiros
O banheiro era --o que você poderia esperar-- tão repleto de azulejos quanto o restante do hotel, neste caso uma mistura de cor de mármore com ferrugem. Havia também um lavabo. Roupões, chinelos e produtos de banho diversos foram fornecidos.

Confortos
Sendo o Leste Europeu, nós tivemos que provar a sauna e a banheira quente, sem contar os salões de ginástica, todos bem equipados. É possível dizer que o Prague Imperial leva seu suadouro a sério, porque possui dois tipos de saunas --uma finlandesa, relativamente seca, e uma turca, com vapor. Em cada andar havia máquinas elétricas para lustrar calçados, que forneciam muitos minutos de diversão para as crianças --além de se tratarem de um serviço bem pensado em uma cidade cujas ruas ficam sujas, especialmente no inverno.

Serviço de Quarto
Fizemos um café da manhã tardio, incluindo omeletes e massas, que chegaram em 25 minutos e era saboroso (o serviço de café da manhã variava de 395 a 565 coroas por pessoa). Também experimentamos outra tradição do Leste Europeu, pedindo um chocolate quente que era tão rico e espesso quanto um pudim.

Resumindo
Funcionários simpáticos, belas vistas e castelos de contos de fadas nas proximidades --é difícil pensar em algo negativo para dizer sobre nossa estadia. Fora de temporada, a diária dos quartos pode custar menos de US$ 200, incluindo um amplo bufê de café da manhã. E, quem sabe, você pode ter algumas idéias para sua próxima reforma do banheiro.

Prague Imperial Hotel, Na Porici 15, Prague; 420-246-011-600; www.hotel-imperial.cz.

Tradução: George El Khouri Andolfato

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo