Marta Suplicy divulga hoje pesquisa sobre impacto econômico de eventos internacionais no Brasil

Da Agência Brasil

Em São Paulo

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, e a presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Jeanine Pires, divulgam hoje (14), em São Paulo, o resultado parcial da Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais realizados no Brasil. Será às 14h30 na sede da Federação do Comércio do estado (Fecomércio), na Belavista.

De acordo com a pesquisa, entre setembro de 2007 e abril deste ano, foram injetados US$ 8,5 milhões na economia nacional em gastos pessoais (hospedagem, alimentação e compras) pelos participantes estrangeiros de seis eventos internacionais. A maioria desses visitantes (55%) fica para passear, conhecer um pouco mais a cultura e as belezas naturais do país.

Na primeira etapa, a sondagem incluiu seis eventos internacionais, ocorridos em São Paulo, Rio, Porto Alegre e Foz do Iguaçu (PR). Foram entrevistados cerca de 1.450 turistas estrangeiros, de um universo de cerca de 4.700 participantes dos eventos pesquisados, que, em sua maioria, gastam com hospedagem, alimentação e compra de presentes.

A pesquisa abrangerá 42 eventos internacionais que ocorrerão em 11 cidades brasileiras até dezembro deste ano. O objetivo é identificar a movimentação econômica e o perfil do turista estrangeiro em encontros internacionais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos