Câmera de Araquém Alcântara capta rostos e paisagens do oásis chamado Chapada Diamantina

Da Redação

  • Araquém Alcântara/Divulgação

Ganhador do Prêmio Jabuti de Fotografia em 2006 com o livro "Amazônia", Araquém Alcântara registra desta vez outro paraíso natural brasileiro. "Chapada Diamantina", título homônimo do local fotografado por ele, foi lançado recentemente e reúne uma gama de imagens que retratam esse incrível pedaço do sertão da Bahia.

Privilegiada pelos efeitos da natureza, a região da Chapada Diamantina abriga um mar de morros, dispostos num sobe-e-desce verde e marrom. A publicação, projeto antigo do fotógrafo nascido em Florianópolis, é rica em animais exóticos e paisagens exuberantes, mas também retrata olhares marcantes e singelas expressões de crianças e adultos.

Nesse livro, Araquém Alcântara, que define a Chapada como "um oásis em pleno sertão", capta, em preto-e-branco e em cores, os diferentes momentos de queda de água das cachoeiras, os efeitos do brilho da luz do Poço Encantado e o céu 'diamantino', composto por um dégradé de cores que vai do azul-claro, passa pelo roxo e violeta e chega no azul quase negro.

Livro: Chapada Diamantina
Autor: Araquém Alcântara
Projeto gráfico: Fernando Moser
Editora: TerraBrasil

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos