Viagem

Salvador promove "Espicha Verão", com atrações 24 horas, para segurar turistas do Carnaval

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Imagem: Marlene Bergamo/Folha Imagem

MANUELA MARTINEZ

Colaboração para o UOL, de Salvador

15/02/2008 21h01

Dois ícones da cultura brasileira --o escritor Jorge Amado (1912/2001) e o cantor e compositor Dorival Caymmi-- integram um projeto lançado pelo governo da Bahia para "segurar" os turistas em Salvador depois do Carnaval. As atividades, que começam neste sábado, 16, na praia do Porto da Barra, incluem shows, feiras de artesanato, teatro itinerante e competições esportivas.

A maior novidade do projeto é o "funcionamento" da praia 24 horas por dia, com toda a infra-estrutura. A abertura do "Espicha Verão", nome do projeto, será na noite deste sábado, com a presença da família Caymmi --Dori e Danilo fazem um show em um palco flutuante. Antes de os dois filhos de Dorival Caymmi subirem ao palco --uma balsa flutuante no meio do mar--, outro show está programado pelos organizadores, com apresentações de Vânia Abreu e Mariene de Castro.

Além de Dorival Caymmi, um dos compositores responsáveis pela projeção de Carmen Miranda em todo o mundo, o outro homenageado da noite é o escritor Jorge Amado, cuja obra foi traduzida para mais de 40 idiomas. Até 1º de março, quando termina o "Espicha verão", também serão homenageados os 50 anos da bossa nova e as quatro décadas de surgimento de um dos mais revolucionários movimentos da música brasileira, o tropicalismo. Além dos shows, quem comparecer à praia também terá à disposição desfiles de moda, mostras de cinema e de artes plásticas.

A programação prevê, ainda, aulas de ginástica, festival gastronômico, café da manhã e barquinhos para passeio e para levar os freqüentadores para banhos de mar à noite. Os fortes de Santa Maria e de Santo Antônio vão abrigar exposições e exibições de filmes. A estrutura do "Espicha Verão" conta com postos de saúde, sanitários químicos, segurança policial, barracas padronizadas para artesanato e comercialização de comidas e bebidas, além de postos de informações turísticas. Todas as atividades acontecerão entre 18h e 6h.

Durante as madrugadas, na areia da praia serão realizadas aulas de alongamento, ginástica e swing baiano, competição de vôlei de dupla, futevôlei e peteca.

A presidente da Bahiatursa, empresa oficial de turismo do Estado, Emília Silva, diz que a principal proposta do "Espicha Verão" é manter o turista por mais alguns dias na Bahia. "Este ano, o Carnaval terminou no começo de fevereiro e encurtou o verão. Normalmente, os turistas que vinham passar o Carnaval em Salvador chegavam bem antes e incrementavam o comércio. No entanto, este ano, tudo foi muito rápido e temos de tomar decisões para manter o fluxo turístico na cidade", disse. Segundo dados do governo com o governo, durante a folia, cerca de 450 mil turistas estiveram na capital baiana.

Os turistas e os baianos que participarem do projeto também terão a oportunidade de assistir a dois grandes sucessos do cinema nacional, ambos baseados na obra de Jorge Amado, "Gabriela, Cravo e Canela" e "Tieta do Agreste". "Se este projeto der certo e cair no gosto dos turistas, vamos levá-lo para outras cidades que também recebem muitos visitantes durante o verão, como Porto Seguro e Ilhéus", diz Emília.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo