Muita gente, fogos de artifício e festa: veja o Réveillon comemorado em oito cidades do mundo

Da Redação

  • Ralf Hirschberger/AFP

Por que as festas de Réveillon de Berlim, Sydney, Nova York, Londres, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Orlando atraem tantos turistas todos os anos? O UOL Viagem escolheu esses oito destinos clássicos para contar o que elas têm de melhor.

Faça calor ou faça frio, nessas cidades a festa de Ano Novo acontece ao ar livre, com direito a muita música e espetáculos de luzes coloridas.

Em Berlim, a celebração ocupa dois quilômetros ou 80 mil metros quadrados, com palcos para shows de bandas locais de variados estilos musicais, que vão do pop à música eletrônica, tendas com pistas de dança, telões, show de laser, estandes de comida e bebida e uma grande queima de fogos à meia-noite. A festa entre o Portão de Brandenburgo e a Coluna Victoria, dois dos mais conhecidos cartões-postais da cidade, é gratuita e promete esquentar o inverno da cidade.

Paris não tem queima de fogos, pois o uso desse artifício é proibido por questões de segurança. A capital francesa só viu as luzes pipocando no céu uma vez, na virada de 1999 para 2000. Mas, mesmo sem eles, a comemoração da cidade-luz é uma das mais bonitas. As festas acontecem em hotéis, restaurantes, na avenida Champs-Élysées e arredores da torre Eiffel, especialmente decorados para esta época do ano. O Moulin Rouge também tem programação diferenciada para o Réveillon.

Os eventos temáticos ganharam adeptos em vários locais do planeta. O de Sydney, na Austrália, por exemplo, celebrará este ano um "green future" (futuro verde). A festa, batizada The Time of Our Lives, chamará a atenção dos visitantes para a preservação do futuro e para a luta contra o aquecimento global. A comemoração tomará conta do Darling Harbour, de onde visitantes de todo o mundo assistirão às queimas de fogos em terra firme e no mar. Os festivais de luzes pirotécnicas acontecem na Harbour Bridge e estão previstos para 21h e 0h.

Antonio Scorza/AFP
Queima de fogos de artifício em Copacabana durante festa de Réveillon

O Rio de Janeiro também resolveu dar nome à sua festa e, na virada para 2008, terá um único palco octogonal de 65 metros, vazado e montado entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara, na praia de Copacabana. O "Réveillon Copacabana 2008 - A Janela do Rio no Brasil e no Mundo" será uma homenagem aos Jogos Pan-Americanos -que aconteceram em julho-, aos bairros da cidade e ao Cristo Redentor, eleito este ano uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.

A exuberante queima dos fogos que dará boas vindas a 2008 terá a duração de 16 minutos. No som, os DJs prometem animar com músicas de Tim Maia, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Jorge Benjor, entre outros. À 1h30, apresentam-se as quatro primeiras colocadas do desfile das escolas de samba do último Carnaval carioca: Beija-Flor, Grande Rio, Mangueira e Unidos da Tijuca.

No verão da praia de Copacabana, vale a pena investir em roupas leves para pular as ondinhas e fazer a retrospectiva do ano que passou.

Os novos quiosques e hotéis da orla terão programação especial, com festas fechadas e ceias. Este ano, o morro da Urca se junta a eles e também terá festas pagas --e um pouco salgadas (os ingressos variam de R$ 150 a R$ 700). Penha, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba, Praia do Flamengo, Ilha de Paquetá e Parque da Vizinhança de Ramos também terão suas celebrações.

Em São Paulo, mais de 2 milhões de pessoas usando branco --tradição bem brasileira-- são esperadas na avenida Paulista, que terá um palco com programação de shows, além de dez telões e dois painéis espalhados pela região.

Com início às 20h, a festa "São Paulo - A Cidade de Todos Nós" terá palco temático que homenageará o viaduto Santa Ifigênia, o primeiro construído em São Paulo. Tocam por lá a banda Tihuana, do tema do filme "Tropa de Elite", MC Leozinho, Leonardo e Lulu Santos. O encerramento acontece com a escola de samba Mocidade Alegre, que se apresenta às 2h30.

A glamourosa Nova York faz sua tradicional comemoração na Times Square desde 1904. Este ano, a New Year's Eve Ball, que começa descer pontualmente às 23h59, comemorará seu centenário. A descida da bola dura 60 segundos e acompanha as batidas do relógio. Quando ela chega ao chão, é hora de gritar!

Para garantir uma boa visão, é necessário chegar cedo e achar um lugar na Broadway, entre as ruas 43 e 50, e ao longo da Sétima Avenida. Fique esperto, a cidade de Nova York tem uma lei que proíbe beber nas ruas da cidade. Para comer, aproveite as centenas de restaurantes dentro e no entorno da Times Square. Como é inverno em Nova York, o traje oficial do evento costuma ser o casaco reforçado acompanhado de acessórios para suportar o frio.

Em Londres, os fogos explodem em volta da famosa roda-gigante de 135 metros de altura, a London Eye, e acompanham a contagem regressiva das batidas do relógio Big Ben. Visitantes de toda a Europa lotam os arredores do rio Tâmisa, e o acesso ao local é vetado depois que a área atinge sua capacidade máxima. Os sites oficiais de turismo recomendam o uso do transporte público nesses dias.

A capital inglesa também tem várias festas fechadas nos pubs e nas casas noturnas espalhadas pela cidade. O espaço Guanabara prepara uma festa de Ano Novo bem brasileira para matar a saudade de quem está longe de casa. O ingresso de entrada custa 30 libras e dá direito a uma capirinha.

No primeiro dia do ano, a New Year's Day Parade toma as ruas de Londres, com performances e muita música. A parada dura cerca de três horas e começa na Parliament Square ao meio-dia, assim que as badaladas do Big Ben indicarem o horário.

O Réveillon de Orlando, nos famosos parques da Disney, também ficou famoso entre os brasileiros. No dia 31, o parque encantado Magic Kingdom prepara a Fantasy in the Sky (fantasia no céu), uma queima de fogos caprichada para a virada do ano que acontece exatamente às 23h50.

Para os maiores de 21 anos, a Pleasure Island, em Downtown Disney, tem festa de rua que vai das 20h às 2h. Outra opção é a "dance party" do Atlantic Dance Hall New Year's Eve, localizado na Disney's BoardWalk.

SITES ESPECIAIS DE ANO NOVO *

Nova York
timessquarenyc.org/nye/nye.html
Londres
visitlondon.com/events/new_year/new-years-eve-parties-in-london
Berlim
silvester-berlin.de/English/start.html
Sydney
visitnsw.com.au/town/Darling_Harbour
Rio de Janeiro
rio.rj.gov.br/riotur/pt/pagina/?Canal=326
Orlando - Disney
disneyworld.disney.go.com/wdw/calendar/dailyview/index?id=MKCalendarDailyViewPage&date=12/31/2007
Paris
parisinfo.com/sortir-a-paris/fetes-et-festivals/avant-gout-noel/

*São Paulo não tem site específico

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos