Viagem

Ativista tinge Fontana di Trevi de vermelho

Da Redação*

EFE
Água da Fontana di Trevi tingida
MAIS SOBRE ROMA
Roma - Um homem atirou hoje cubos de corantes na Fontana di Trevi, em Roma, deixando vermelha a água que circunda o monumento.

O homem fugiu entre os turistas, que logo começaram a fotografar a coloração da água da fonte, mesmo com a imediata intervenção dos agentes da polícia presentes no local.

Um grupo de técnicos da companhia Acea foi ao local para verificar a composição do corante e os danos que pode ter causado aos mármores e estátuas do monumento.

Movimento

O ato foi assumido pelo grupo "FTM Ação Futurista 2007", que deixou folhetos se identificando na área, além de anunciar o nascimento de um movimento baseado em "uma concepção violenta da vida e da história, que exalta a batalha contra a paz e os idiotas aduladores do poder e escravos do mercado global".

O folheto cita ainda o movimento artístico futurista, nascido com um manifesto do italiano Filippo Tommaso Marinetti publicado no jornal francês "Le Figaro" em 1909. Além de enaltecer a posição de "todos contra todos, com espírito de luta e exaltação à violência", o comunicado também ataca a Festa do Cinema de Roma, que começou na quinta-feira.

O futurismo foi um movimento ideológico e espiritual que pretendia revolucionar as idéias, a arte, a literatura e a linguagem e foi elevado à "arte oficial" por Mussolini. "Queremos que a cor triunfe nessa sociedade cinza e burguesa", clama a nota.

* Com informações da Ansa e da AFP

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo