Viagem

Festival de Dança de Joinville traz companhia de Baryshnikov e mais de 2.000 vagas em cursos

Niels Andreas/Folha Imagem
Imagem: Niels Andreas/Folha Imagem

Da Redação

15/06/2007 17h57

Com mais de 2.000 vagas em oficinas e cursos, este ano o Festival de Dança de Joinville (SC) traz na noite de abertura a HellŽs Kitchen Dance, companhia de dança de um dos maiores bailarinos da história: Mikail Baryshnikov. O evento será realizado de 18 a 28 de julho, e a maior parte as atrações se apresentará no complexo do Centreventos Cau Hansen (onde também fica a sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil).

No programa, estão inclusas as tradicionais Noite de Abertura e Noite de Gala, Mostra Competitiva, Mostra de Dança Contemporânea, o festival de meia-ponta (dedicado aos alunos de dez a 12 anos), apresentações em palcos abertos, seminários de dança, encontro das ruas (hip hop) e a feira da sapatilha.

Há 25 anos o festival é realizado, com uma participação média de 4,5 mil bailarinos de dança clássica, contemporânea, jazz, sapateado, popular e de rua, segundo a organização do evento. A assessoria de imprensa do festival também diz que cerca de 200 mil pessoas devem visitar Joinville no período.

HellŽs Kitchen Dance

A companhia HellŽs Kitchen Dance --com Mikhail Baryshnikov-- é grande atração da noite de abertura. O grande nome do balé mundial vai estrear sua turnê internacional em Joinville, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nascido em 1948, Baryshnikov foi solista do Kirov Ballet (Rússia); do American Ballet Theater e do New York City Ballet (EUA). Atuou no cinema e consagrou-se como um dos melhores e mais importantes bailarinos do mundo.

Dicas turísticas

Em Joinville, durante o inverno, os visitantes podem apreciar restaurantes, confeitarias e cafés, repletos de quitutes da culinária alemã, como o famoso "apfelstrudel" (torta de maçã) e o marreco recheado.

A vida noturna de Joinville ganha destaque durante o festival com a realização de festas temáticas nos bares e boates. A cidade ainda conta com um roteiro de museus, e é sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), única filial fora da Rússia da famosa Escola de Moscou.

Localizada entre a serra que leva a Curitiba (130 km) e o litoral de Florianópolis (165 km), Joinville está cercada por municípios vizinhos que contam com opções de passeios próximos, como São Francisco do Sul, uma das primeiras cidades brasileiras, com bucólica arquitetura colonial e belas praias. Os turistas têm ainda a opção de navegar com o barco Príncipe de Joinville pela baía da Babitonga.

Quem curte o meio campestre, pode aproveitar o passeio pela Estrada Bonita, um recanto de turismo rural a 23 km do centro de Joinville, onde pequenas propriedades vendem produtos de fabricação caseira.

Os passeios podem ser agendados nos hotéis e agências de viagem da cidade, com saídas pela manhã e retorno à tarde.

Outras informações turísticas podem ser obtidas no site da Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville) ou pelos telefones 0/XX/47 3453-2663 e 0800-6435015 (Central de Atendimento ao Turista).

Como chegar
De avião - a cidade conta com aeroporto, atendido regularmente por companhias aéreas nacionais.
De carro - pela BR 101, vindo da direção de Curitiba ou de Florianópolis.
De ônibus - a partir das principais capitais, a maioria das companhias de ônibus têm passagens para Joinville.

Veja as principais atrações do Festival de Dança de Joinville:

Noites especiais de Abertura, de Gala e dos Campeões
Mostra de Dança Contemporânea
Mostra Competitiva em diversos gêneros
Festival Meia Ponta - apresentações infantis
Feira da Sapatilha
Palcos Abertos - apresentações gratuitas em centros comerciais, praças, fábricas e na Feira da Sapatilha
Cursos e oficinas
Seminários de Dança
Encontro das Ruas

SERVIÇO
O quê: 25º Festival de Dança de Joinville
Quando: 18 a 28 de julho de 2007
Ingressos à venda a partir de 2 de julho pelo site do festival ou diretamente na bilheteria do Centreventos. Outars informações podem ser obtidas pelo telefone 0/XX/47 3028-2020 (Instituto Festival de Dança de Joinville) ou pelo site do evento.
Mais
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana reunirá 68 oficinas e shows de Cordel do Fogo Encantado, BNegão e Teatro Mágico

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo