Prefeitura de Pequim pede que mulheres taxistas não tinjam o cabelo

da Ansa, em Pequim

PEQUIM, 18 (ANSA) - A prefeitura de Pequim, preocupada com os milhares de turistas que o município deve receber durante as Olimpíadas de 2008, lançou uma série de orientações às mulheres motoristas de táxi, cada vez mais numerosas na cidade. Entre as regras estão as indicações para "não tingir os cabelos de vermelho ou amarelo" e "não usar brincos vistosos demais". Aos taxistas homens a prefeitura pediu que não fumem enquanto dirigem, que não cuspam e que não façam preços maiores aos turistas.

Os motoristas, segundo as diretivas do município, "devem vestir roupas sóbrias e limpas e ter um comportamento amigável e educado" e "não devem ter cabelos longos". "Alguns taxistas não cuidam do próprio aspecto e isso tem impacto negativo sobre toda a área turística", afirmou Yao Kuo, funcionário da administração.

Um motorista de nome Geng, que divide seu trabalho com a mulher, disse estar de acordo com a determinação de que os taxistas se vistam bem, mas opinou que lançar diretivas até sobre a cor dos cabelos é uma "interferência na liberdade pessoal" das suas colegas mulheres. (ANSA)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos