Viagem

Para fazer as fotos da sua vida: conheça festivais incríveis pelo mundo

Getty Images
Burning Man, nos EUA, é um festival que ocorre todo ano em uma cidade erguida temporiamente no meio de uma área desértica Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

27/08/2017 04h00

O Carnaval brasileiro não é o único festival do mundo que encanta pelas cores e imagens inacreditáveis. Ao redor do planeta, diversos eventos são verdadeiros deleites para os olhos –e merecem entrar praa sua lista de desejos se você curte expressões culturais inusitadas. Abaixo, veja sete belíssimos festivais ao redor do mundo.

  • Imagem: BLM Nevada/Creative Commons
    BLM Nevada/Creative Commons
    Imagem: BLM Nevada/Creative Commons

    Burning Man, Estados Unidos

    O Burning Man é um festival para quem gosta de ter contato com imagens e experiências inusitadas. Ocorre todo ano em Black Rock City, cidade erguida temporiamente no meio de uma área desértica, conhecida como Black Rock Desert, em Nevada, nos EUA. Durante mais de uma semana de celebrações, participantes curtem música, instalações artísticas inacreditáveis (como uma gigante roda móvel de fogo que ilumina a noite) e interagem com pessoas das mais diversas filosofias de vida. Em 2017, o Burning Man é realizado entre 27 de agosto e 4 de setembro.

  • Imagem: Ministério da Cultura/Creative Commons
    Ministério da Cultura/Creative Commons
    Imagem: Ministério da Cultura/Creative Commons

    Festival de Parintins, Brasil

    No Festival de Parintins, no Amazonas. o povo fica dividido entre os partidários das figuras bovinas, conhecidas como Caprichoso (representada pela cor azul), e Garantido (vermelho). Os grupos realizam gigantes apresentações artísticas, com músicas, fantasias, estátuas e enredos folclóricos que em nada devem ao Carnaval do Rio ou de São Paulo. As apresentações rolam no Bumbódromo e reúnem milhares de pessoas em três noites de celebrações. Ao final, jurados escolhem o campeão dos festejos. O próximo festival ocorrerá a partir do dia 29 de junho de 2018.

  • Imagem: Steve Gerner/Creative Commons
    Steve Gerner/Creative Commons
    Imagem: Steve Gerner/Creative Commons

    Holi Festival, da Índia para o mundo

    O festival Holi, realizado anualmente em diversas partes do globo, é um dos eventos mais fotogênicos do mundo. Os participantes jogam uns nos outros pó colorido, formando uma enorme paleta de cores humana. A celebração tem origem hinduista e, na Índia, onde ocorre em março, marca o início da primavera ---momento de alegria para os fiéis. Outros países, como os EUA (na foto) e o Brasil, também fazem versões do Holi --onde, muitas vezes, a balada se sobrepõe ao aspecto religioso. São Paulo sediará uma versão do Holi em 16 de setembro, no Anhembi.

  • Imagem: Emran Kassim/Creative Commons
    Emran Kassim/Creative Commons
    Imagem: Emran Kassim/Creative Commons

    Nabana No Sato, Japão

    Poucos povos sabem trabalhar tão bem com a tecnologia como os japoneses. E isso fica vísivel no inacreditável festival Nabana No Sato, que, todos os anos, durante a época mais fria no Hemisfério Norte (entre novembro e março), decora com cerca de oito milhões de luzes LED os jardins do resort de Nagashima, perto da cidade de Nagoya. Ao passear pela área, o público tem a impressão de estar no cenário de um filme de ficção científica, cruzando trilhas e túneis (um deles com 100 metros de comprimento) intensamente iluminados com cores mutáveis.

  • Imagem: Joe Ross/Creative Commons
    Joe Ross/Creative Commons
    Imagem: Joe Ross/Creative Commons

    Festival de Balões de Albuquerque, EUA

    Conhecido com Albuquerque International Balloon Fiesta, esse festival é um dos mais bonitos e fotogênicos dos Estados Unidos. O evento é realizado anualmente na cidade de Albuquerque, no Novo México, e colore o céu da região com mais de 500 balões --alguns com formas malucas, como tartarugas, naves da Nasa, monstros e aviões. Dezenas de milhares de pessoas marcam presença na festa, e muitas saem de lá com algumas das fotos mais lindas das suas vidas. Neste ano, o Albuquerque International Balloon Fiesta será realizado entre os dias 7 e 15 de outubro.

  • Imagem: John Shedrick/Creative Commons
    John Shedrick/Creative Commons
    Imagem: John Shedrick/Creative Commons

    Yi Peng, Tailândia

    Com uma chama visível em seu interior, milhares de minibalões iluminam a noite da cidade de Chiang Mai, na Tailândia, durante o festival Yi Peng, realizado geralmente no mês de novembro (neste ano, será no dia 3/11). As lanternas voadoras são soltas por uma multidão que se reúne em vários pontos de Chiang Mai. A maioria dos participantes desse ritual acredita que, ao soltar os balõezinhos rumo aos céus, eles estarão se desprendendo de coisas ruins. Muitos também fazem pedidos e creem que, durante o Yi Peng, seus desejos têm mais chances de se concretizar.

  • Imagem: Pame82/Creative Commons
    Pame82/Creative Commons
    Imagem: Pame82/Creative Commons

    Carnaval de Oruro, Bolívia

    A cidade de Oruro, na Bolívia, tem um Carnaval tão rico que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O local é tomado por coloridos desfiles musicais onde milhares de pessoas apresentam danças folclóricas bolivianas (como o caporales e a diablada), sempre com vestimentas elaboradas e com o público embalado por muita chicha --bebida alcoólica fermentada de milho, típica do país. É um Carnaval que mistura com maestria a cultura indígena da Bolívia com influências católicas trazidas pelos espanhóis. O próximo será nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2018.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo