Viagem

Fevereiro tem Carnaval pelo mundo e festa tibetana no lar do Dalai Lama

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 08h00

Fevereiro é mês de interessantes celebrações culturais ao redor do mundo. O Carnaval dita o agito não só no Brasil, mas em cidades estrangeiras como Nova Orleans, Veneza e Oruro, que sediam festejos cheios de estilo. 

Já na cidade indiana de Dharamsala, será comemorado o Losar, o Ano-Novo tibetano. Tal evento é celebrado em diversos lugares do mundo que abrigam comunidades tibetanas, mas Dharamsala é especial: é lá que vive o Dalai Lama, que às vezes aparece em público para presidir cerimônias budistas relacionadas ao Losar. 

E se a ideia for fugir de festejos de massa, é possível se refugiar em uma estação de esqui da Europa ou em um safári na África.

Abaixo, veja viagens para fazer em fevereiro. 

 

  • Imagem: Christian Hartmann/Reuters
    Christian Hartmann/Reuters
    Imagem: Christian Hartmann/Reuters

    Esqui na Europa

    Se você gosta de esportes de neve, fevereiro é uma época ideal para visitar a Europa e esquiar em alguns dos lugares mais lindos do Velho Continente. Trata-se de um mês que tende a oferecer as melhores condições climáticas para tal prática e, no território europeu, não faltam opções atrativas de resorts. Entre os mais lindos destinos de esqui da Europa estão Verbier (na Suíça), Zermatt (também na Suíça), Innsbruck (na Áustria) e Courchevel (na França).

  • Imagem: Ashwini Bhatia/AP
    Ashwini Bhatia/AP
    Imagem: Ashwini Bhatia/AP

    Ano-Novo tibetano

    No dia 8 de fevereiro será celebrado o Losar, como é chamado o Ano-Novo tibetano. Se você estiver pela Ásia na época, vale muito a pena visitar a cidade de Dharamsala, no norte da Índia. É lá que vive, desde que deixou o Tibete, o Dalai Lama, acompanhado por uma enorme comunidade de exilados tibetanos. Em 8 de fevereiro e nos dias seguintes, Dharamsala é tomada por uma série de eventos festivos que incluem apresentações de música tibetana nas ruas, cerimônias budistas repletas de monges e animadas baladas com os jovens tibetanos que vivem na área. Às vezes, o próprio Dalai Lama dá as caras para presidir eventos budistas em público.

  • Imagem: David Ball/Wikimedia Commons
    David Ball/Wikimedia Commons
    Imagem: David Ball/Wikimedia Commons

    São Valentim

    Está fazendo uma viagem internacional com a pessoa amada em fevereiro? Então que tal celebrar o Dia de São Valentim, no dia 14 deste mês, em algum lugar verdadeiramente romântico? Nos Estados Unidos, um dos países onde a data é mais intensamente celebrada no mundo, há diversas cidades com atmosfera romântica: uma delas é San Francisco, na Califórnia, com suas ruas fotogênicas recheadas de casas vitorianas, a linda baía da cidade e a Golden Gate, como pano de fundo. Apesar do frio em fevereiro, Nova York é também um destino que nunca desaponta os apaixonados, principalmente em passeios no Central Park. Na Europa, Praga, Bruges e boa parte da França e da Itália oferecem destinos extremamente românticos.

  • Imagem: Marcelo Negromonte/UOL
    Marcelo Negromonte/UOL
    Imagem: Marcelo Negromonte/UOL

    Estrada neozelandesa

    A Nova Zelândia tem alguns dos cenários naturais mais lindos do mundo, perfeitos para serem admirados em uma viagem estradeira. Em fevereiro, esta nação da Oceania ainda desfruta do clima cálido do verão, que propicia condições ideais para uma aventura "on the road". Na Nova Zelândia, muitos turistas alugam trailers para explorar o país: é possível fazer uma viagem da ilha norte (onde está a principal cidade local, Auckland) e a ilha sul (dona das paisagens naturais mais belas do país) em duas semanas. No caminho, os turistas têm a chance de ver praias, vulcões, vinícolas, lagos e belos centros urbanos como Wellington e Queenstown (esta, uma das mecas dos esportes radicais no mundo).

  • Imagem: Saskia Heijltjes/Creative Commons
    Saskia Heijltjes/Creative Commons
    Imagem: Saskia Heijltjes/Creative Commons

    Festa do Limão

    De 13 de fevereiro a 2 de março, a cidade francesa de Menton, às margens do mar Mediterrâneo, celebra a interessante "Fête du Citron" (Festa do Limão), um evento que exibe diversas esculturas feitas com limões e laranjas, como ursos, dragões, esfinges e até uma réplica do Coliseu de Roma. Tais obras de arte são mostradas em meio a um clima festivo, que conta ainda com apresentações de dança e shows musicais. A "Fête du Citron" é um evento tradicional, que neste ano chega à sua 83ª edição e que, anualmente, atrai cerca de 240 mil pessoas.

  • Imagem: David Santos Jr/UOL
    David Santos Jr/UOL
    Imagem: David Santos Jr/UOL

    Aniversário de Paraty

    No dia 28 de fevereiro, um domingo, a cidade de Paraty, um dos destinos históricos mais lindos do Brasil, faz aniversário de 349 anos. A data é tradicionalmente celebrada com missa e um enorme bolo na Praça da Matriz, e é um bom pretexto para o turista visitar as vielas, igrejas e o casario do século 18 que marcam a paisagem local -além, é claro, das cachoeiras e praias paradisíacas que cercam Paraty.

  • Imagem: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo.
    Alexandre Cassiano / Ag. O Globo.
    Imagem: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo.

    Carnaval depois do Carnaval

    Não conseguiu achar vagas em hotéis no Rio de Janeiro para curtir o Carnaval na cidade? Pois saiba que, mesmo após o dia 9 de fevereiro, a folia continua na capital fluminense. Se você estiver com tempo de viajar, talvez valha a pena visitar o Rio no fim de semana dos dias 13 e 14 de fevereiro, quando diversos blocos de rua continuam agitando em grande estilo as ruas locais, em bairros como Ipanema, Tijuca, Botafogo e Catete. E as chances de encontrar mais vagas de hospedagem (e com menores preços) são maiores.

  • Imagem: José Lirauze/Folhapress
    José Lirauze/Folhapress
    Imagem: José Lirauze/Folhapress

    Festa na Bolívia

    Quer aproveitar os dias de folga do Carnaval para fazer uma viagem internacional e, ao mesmo tempo, curtir uma bela festa de rua? Pois saiba que, nas duas primeiras semanas de fevereiro, será realizado na Bolívia um dos festejos mais coloridos e interessantes da América do Sul. Trata-se do Carnaval da cidade de Oruro, que reúne desfiles de danças folclóricas coloridíssimas influenciadas pelas tradições indígenas da região e que terá seus principais dias de celebração entre 5 e 8 de fevereiro. O Carnaval de Oruro é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.

  • Imagem: Stefano Rellandini/ Reuters
    Stefano Rellandini/ Reuters
    Imagem: Stefano Rellandini/ Reuters

    Festas no Hemisferio Norte

    Festejos de rua também animam destinos fora da América do Sul em fevereiro. Na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, é celebrado, no dia 9 deste mês, o Mardi Gras, em uma balada que domina toda a bela área histórica desta metrópole norte-americana. Já em Veneza, na Itália, as pessoas colocam suas máscaras para curtir o Carnaval entre os canais de uma das cidades mais lindas da Itália. Na Suíça, a cidade de Lucerna também sedia um Carnaval extremamente animado e colorido.

  • Imagem: Carl de Souza/AFP
    Carl de Souza/AFP
    Imagem: Carl de Souza/AFP

    Safári na África

    Fevereiro é uma época interessante para fazer safári em alguns países da África, como Quênia e Tanzânia. Nestes destinos, este mês é época de reprodução dos gnus: é possível ver o nascimento dos animais e seus primeiros passos ao lado de suas mães, tudo rodeado pelas belas paisagens da região.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo