Viagem

Em abril, já é possível curtir lindas praias na Europa; conheça destinos

Do UOL, em São Paulo

01/04/2016 08h00

Em abril, sob os ares da primavera no Hemisfério Norte, surgem boas oportunidades para o turista explorar algumas das mais lindas praias da Europa. 

Neste mês, mesmo com o mar às vezes gelado, o clima em alguns balneários europeus começa a ficar agradável, com temperaturas passando da barreira dos 20ºC e pouca muvuca sobre as areias.

É uma grande chance, portanto, para você curtir paisagens de lugares como as Ilhas Canárias, a Ilha da Madeira e o litoral grego sem ter que disputar, quase no tapa, espaços nas orlas com milhares de outros turistas. As multidões de forasteiros, comuns no alto verão, entre julho e agosto, ainda não chegaram a estas praias em abril.  

Abaixo, conheça sete destinos praianos europeus que merecem uma visita neste mês.

  • Imagem: Eduardo Vessoni/UOL
    Eduardo Vessoni/UOL
    Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

    Ilhas Canárias

    Mais próximo da África do que da Europa, o arquipélago espanhol das Ilhas Canárias oferece temperaturas nos arredores dos 23ºC em abril. Suas sete ilhas principais possuem lindas praias banhadas pelo oceano Atlântico, em uma variedade de paisagens que pode agradar tanto o turista que gosta de ambientes rústicos como aquele que busca o conforto oferecido por grandes redes hoteleiras. Em Santa Cruz de Tenerife, a capital das Canárias, é possível passar o dia curtindo o sol em locais como a praia das Teresitas e a noite badalando em animados bares e discotecas. Já na ilha de Lanzarote, o ambiente é mais propício para aproveitar destinos isolados como a praia de Caletón Blanco (na foto), uma faixa de areia estreita de nove metros de extensão, com piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas. Em Lanzarote também vale visitar a casa onde o escritor José Saramago passou os últimos 18 anos de sua vida.

  • Imagem: Divulgação/Visit Madeira
    Divulgação/Visit Madeira
    Imagem: Divulgação/Visit Madeira

    Ilha da Madeira

    Outro destino europeu que fica perto do continente africano é a Ilha da Madeira, parte do território português. Sua temperatura média durante o dia em abril costuma passar dos 20ºC, com um solzinho agradável quase sempre presente sobre os turistas. Entre os destaques da área para quem gosta de mar estão a praia de São Roque (no leste da Ilha da Madeira e banhada pelas águas da bela baía de Machico), a praia da Prainha (na foto, com seu cenário vulcânico de areias escuras) e as piscinas naturais do Seixal, situadas perto da praia da Laje no Seixal e que possuem uma área de nado localizada sob uma gruta (muita boa para tirar fotos).

  • Imagem: Mihael Grmek/Creative Commons
    Mihael Grmek/Creative Commons
    Imagem: Mihael Grmek/Creative Commons

    Creta

    Creta é a maior e mais populosa das ilhas gregas. Em abril, quando as temperaturas podem chegar nos arredores dos 25ºC e a alta temporada ainda está distante, alguns de seus mais populares destinos (como a praia de Vai, na foto, recheada de palmeiras e banhada por um lindo mar cristalino) ainda não se encontram apinhados de turistas. Outras praias que merecem uma visita são Myrtos e Elafonisi. E, entre uma orla e outra, o turista pode explorar os diversos lugares históricos que existem em Creta, como o sítio arqueológico de Knossos, com construções que remontam a milhares de anos antes de Cristo.

  • Imagem: Romeparis/Creative Commons
    Romeparis/Creative Commons
    Imagem: Romeparis/Creative Commons

    Chipre

    Cercada pelo mar Mediterrâneo e localizada perto do Oriente Médio, a ilha de Chipre começa a oferecer um bom clima para turistas em abril. Um dos destinos do local mais propensos a apresentar boas temperaturas é o balneário de Ayia Napa, no sudeste da ilha. Lá se encontra a linda praia de Nissi (na foto), com seus 500 metros de areia e mar azul claro. Entre outros destaques cipriotas está a praia de Paramali, situada no sul de Chipre, onde é possível admirar lindas paisagens mediterrâneas.

  • Imagem: Marcel Vincenti/UOL
    Marcel Vincenti/UOL
    Imagem: Marcel Vincenti/UOL

    Sicília

    A ilha italiana da Sicília é recheada de praias paradisíacas. Muitas delas ficam ao redor da cidade de Catânia e já estão sob um agradável clima em abril, com temperaturas acima dos 20ºC. Destinos concorridos no alto verão, elas não costumam ficar muvucadas neste mês. Para curtir paisagens marítimas perto de Catânia, uma das melhores pedidas é a praia de Aci Castello (na foto), com sua orla de origem vulcânica banhada por um mar cristalino e coroada pelas ruínas de um castelo medieval. E, após curtir o mar, o turista pode escalar o vulcão Etna, que fica nesta região da Sicília.

  • Imagem: Felipe Floresti/UOL
    Felipe Floresti/UOL
    Imagem: Felipe Floresti/UOL

    Ibiza

    O baladeiro balneário espanhol de Ibiza, no mar Mediterrâneo, começa a aquecer as turbinas em abril. O local ainda não está sob o agito insano visto nos meses de julho e agosto, e isso pode ser ótimo para quem quiser curtir um dos destinos de praia mais belos da Europa sem muita bagunça. No final de abril, as temperaturas começam a ultrapassar com mais frequência a barreira dos 20ºC, o que já torna possível passar bons dias deitado na praia. A praia Comte, no extremo oeste da ilha (na foto), é considerada uma das mais bonitas de Ibiza, e merece sua visita enquanto você estiver por lá.

  • Imagem: Dietrich Michael Weidmann/Creative Commons
    Dietrich Michael Weidmann/Creative Commons
    Imagem: Dietrich Michael Weidmann/Creative Commons

    Malta

    Malta é outro dos países europeus no mar Mediterrâneo que começa a oferecer clima de praia em abril. Um de seus cartões-postais mais famosos é a praia de Mellieha (na foto), a maior faixa de areia da ilha, com mais de 800 metros de extensão. No local, se o vento estiver favorável, é possível praticar windsurf e kitesurf. E, se o clima não estiver propício para pegar sol, saiba que Mellieha fica relativamente perto de Valletta, a capital de Malta, uma cidade que abriga lindos monumentos históricos como a imponente igreja de São João, construída em meados do século 16.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo