Viagem

Mês de janeiro tem festa colorida na Ásia e esqui entre ricaços nos EUA

Do UOL, em São Paulo

04/01/2016 08h34

Janeiro é um mês ideal para viajar: no Hemisfério Sul, praias oferecem clima cálido e badalação para quem gosta de sol e festa. Já na parte norte do mundo, é tempo de explorar pistas de esqui em cenários fascinantes. 

Além dos climas extremos, janeiro também oferece diversos festivais culturais e datas importantes que têm tudo para atrair e divertir o turista. Nas Filipinas é realizada uma das mais coloridas festas da Ásia. Já no Brasil, a maior cidade do país faz aniversário, oferecendo um pretexto ideal para que o viajante explore seus cenários urbanos.

Abaixo, veja dez destinos que merecem estar na sua agenda para este mês.

 

  • Imagem: George Parrilla/Creative Commons
    George Parrilla/Creative Commons
    Imagem: George Parrilla/Creative Commons

    Festival filipino

    No terceiro domingo de janeiro será realizada nas Filipinas uma das mais coloridas e animadas festas da Ásia. Trata-se do Sinulog-Santo Niño Festival, um evento que acontece na cidade de Cebu e que reúne desfiles de fantasias extravagantes que muito lembram o Carnaval brasileiro. O Sinulog é um festejo católico, onde os participantes veneram a imagem do Menino Jesus com muita dança e música. Se você estiver pela Ásia, vale a pena ver essa manifestação cultural filipina.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Aniversário da Pauliceia

    No próximo dia 25 de janeiro, uma segunda-feira, a cidade de São Paulo completa 462 anos. Feriado na metrópole, a data e o fim de semana que a precede são um pretexto ideal para o forasteiro explorar a Pauliceia. A cidade será palco para shows gratuitos de músicos famosos (em agenda ainda a ser definida) e estará, como em todo aniversário, com uma atmosfera inspirada para exibir seus cartões-postais para o turista, como a Avenida Paulista, o Mercado Municipal e o Ibirapuera.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Gastronomia no sul dos EUA

    Charleston, na Carolina do Sul, é uma das cidades mais lindas dos Estados Unidos. Recheada de construções históricas e com um clima não tão frio em janeiro, a cidade sedia, no dia 31 deste mês, o delicioso Lowcountry Oyster Festival, considerado por muitos como o maior festival de ostras do mundo. Durante o evento, serão servidas cerca de 35 toneladas da iguaria, em receitas elaboradas por alguns dos mais famosos chefs de Charleston. Se estiver pela terra de Barack Obama neste mês, considere uma visita à cidade.

  • Imagem: Cris Gutkoski/UOL
    Cris Gutkoski/UOL
    Imagem: Cris Gutkoski/UOL

    Paisagens do Rio Grande do Norte

    Com o calor a mil no território brasileiro, fica difícil escolher uma praia ideal para curtir as férias. Então, que tal pegar um conselho com a aclamada publicação "National Geographic Traveler", que recentemente elegeu o Rio Grande do Norte com um dos 20 destinos do mundo que devem ser visitados em 2016? A escolha não surpreende: o Estado abriga algumas das praias mais bonitas do Brasil, perfeitas para serem exploradas em janeiro. Na foto, lagoa, dunas e mar montam a paisagem de Genipabu

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Verão uruguaio

    Quer passar o verão fora do país, mas não tem tempo (ou dinheiro) para ir muito longe? Então que tal explorar o litoral do Uruguai, que oferece destinos para todos os gostos neste mês de janeiro. No país de Pepe Mujica é possível curtir sob um clima cálido a badalação de Punta del Este e a calmaria de balneários menos conhecidos, como a pacata La Floresta. Perto de Punta, a charmosa Piriápolis (na foto) também oferece lindas praias para quem estiver a fim de um mergulho no mar.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Litoral africano

    A Cidade do Cabo, na África do Sul, é outro destino interessante para curtir o verão no Hemisfério Sul fora do Brasil. Janeiro é alta temporada por lá, o que significa que alguns preços estarão mais salgados, mas também que a mais bonita metrópole do país de Nelson Mandela se encontrará recheada de festas e atividades culturais, como o evento teatral Shakespeare in the Park no lindo Maynardville Open Air Theater, que começa no dia 26 de janeiro e vai até 23 de fevereiro. Além disso, o calor na região fará das lindas praias que existem na área da Cidade do Cabo um passeio imperdível.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Esqui dos EUA ao Irã

    Com a neve caindo em diversos destinos do Hemisfério Norte, janeiro é hora de ir para as montanhas e curtir algumas sessões de esqui. Nos Estados Unidos, um dos lugares mais badalados para praticar o esporte é a cidade de Aspen, no Colorado, que, além de excelente descidas, oferece restaurantes requintados sob paisagens fantásticas e chance de se deparar com alguma celebridade ricaça que frequenta a área, como Mariah Carey e Paris Hilton. Do outro lado do mundo, o Irã, acredite se quiser, é também um ótimo destino de esqui, com estações nas montanhas de Alborz, perto de Teerã. E, hoje, é fácil para o turista brasileiro entrar no país dos aiatolás, com o visto sendo emitido no aeroporto que serve a capital iraniana.

  • Imagem: Thomas Sauzedde/Creative Commons
    Thomas Sauzedde/Creative Commons
    Imagem: Thomas Sauzedde/Creative Commons

    Festa da Lua Cheia

    Está de férias e viajando pela Ásia em janeiro? E quer fazer uma balada inesquecível durante sua jornada? Pois saiba que, no dia 23 deste mês, é realizada na ilha de Kho Phangan a famosa "Full Moon Party", que reúne dezenas de milhares de ensandecidos turistas boêmios que dançam, bebem e paqueram durante toda a noite sob a lua cheia. A festa é divertidíssima, mas, para encará-la, é preciso estar com a energia (e a tolerância com molecada bêbada) a mil. A "Full Moon Party" é também realizada em outros meses do ano. Em fevereiro, por exemplo, o evento começa no dia 23.

  • Imagem: Carsten Frenzl/Creative Commons
    Carsten Frenzl/Creative Commons
    Imagem: Carsten Frenzl/Creative Commons

    A volta de Tutancâmon

    Após ficar meses longe do público para reparos, a magnífica máscara do faraó Tutancâmon está de volta ao Museu Egípcio, na cidade do Cairo. A relíquia, de ouro maciço e pesando 11 quilos, já é motivo suficiente para o turista visitar o museu, que abriga mais de 100 mil objetos do mundo faraônico. E, em janeiro, a capital egípcia está sob temperaturas baixas mas não congelantes, o que permite caminhadas pelo Cairo sem a presença do sol opressivo que marca, durante boa parte do ano, essa região do mundo.

  • Imagem: Marcus Desimoni/UOL
    Marcus Desimoni/UOL
    Imagem: Marcus Desimoni/UOL

    Planejando o Carnaval

    O próximo feriado de Carnaval será no começo de fevereiro, entre os dias 6 e 10 do mês que vem. Portanto, é aconselhável que o turista use janeiro para pensar nos lugares mais legais para viver a folia. Além dos tradicionais desfiles de escolas de samba e blocos de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo, o Brasil está recheado de festejos animadíssimos em suas cidades históricas. Se quiser curtir o Carnaval em grande estilo, considere as cidades de Ouro Preto (em Minas, na foto), Tiradentes (MG), Paraty (RJ) e Olinda (PE).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo