Viagem

De robôs a simulador de surfe: navios de cruzeiro têm atrações fantásticas

Do UOL, em São Paulo

26/06/2016 08h00

Há tempos que navios de cruzeiros deixaram de ser um simples meio de transporte entre um porto e outro.

Equipadas com piscinas, restaurantes, bares e cassinos, tais embarcações viraram um fim, e não apenas um meio, para as sonhadas férias de muitos turistas.

E, a bordo, as inovações não param de surgir: nos últimos anos, transatlânticos têm apresentado atrações extremamente inusitadas, como simuladores de surfe, tobogãs gigantes e até bares onde robôs fazem as bebidas.  

"Os navios transatlânticos passaram a ser verdadeiras cidades flutuantes", diz Adrian Ursilli, diretor comercial e de marketing da companhia de cruzeiros MSC. "Os andares externos passaram a oferecer cada vez mais instalações esportivas e de diversão, além de vistas incríveis. Nas áreas internas, os teatros cresceram e, hoje, comportam mais de mil pessoas". 

Abaixo, veja uma lista de algumas atrações mais inusitadas e fantásticas que essas barcaças turísticas oferecem atualmente.

  • Imagem: Ivan Sarfatti/MSC
    Ivan Sarfatti/MSC
    Imagem: Ivan Sarfatti/MSC

    Simulador de Fórmula-1

    Os navios Fantasia, Splendida, Preziosa, Divina e Magnifica, da companhia MSC, oferecem a bordo simuladores de Fórmula-1. Na atração, os hóspedes podem entrar em uma réplica de um carro da categoria mais nobre do automobilismo e sentir que estão pilotando a máquina em um game de alta tecnologia. O Preziosa estará no Brasil na temporada de cruzeiros 2016/2017, que começa no final deste ano.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Simulador de surfe

    Que tal fazer uma viagem marítima, mas não precisar ir até a praia para pegar algumas ondas? No navio Allure of the Seas, da companhia Royal Caribbean, isso é possível. Uma das atrações mais populares da embarcação é o simulador de surfe que pode ser visto na foto, situado no alto do transatlântico. O Allure of the Seas realiza atualmente viagens entre os Estados Unidos e o Caribe.

  • Imagem: Divulgação/Costa Cruzeiros
    Divulgação/Costa Cruzeiros
    Imagem: Divulgação/Costa Cruzeiros

    Cinema 4D

    Turistas podem curtir cinema 4D nos navios Costa Diadema, Costa Fascinosa e Costa Favolosa, em filmes nos quais os espectadores podem ter sensações de vento e chuva. O cinema é aberto diariamente durante os cruzeiros nos seguintes horários: 15h às 18h e das 20h às 23h. Para assistir aos filmes, o hóspede precisa comprar o ingresso a bordo. O Fascinosa estará no Brasil na próxima temporada de cruzeiros, que começa no final deste ano.

  • Imagem: Divulgação/MSC Cruzeiros
    Divulgação/MSC Cruzeiros
    Imagem: Divulgação/MSC Cruzeiros

    Escada de cristais

    Considerada a "primeira classe" dos navios Fantasia, Divina, Preziosa e Splendida, da MSC, a área conhecida como Yacht Club é decorada por uma escada feita com cristais da Swarovski. Cada um de seus 16 degraus vale cerca de 4.000 euros. Passageiros endinheirados que queiram se hospedar no Yacht Club poderão ver esta "obra de arte" no Brasil no final deste ano. O Preziosa estará no país na próxima temporada de cruzeiros.

  • Imagem: Divulgação/Costa Cruzeiros
    Divulgação/Costa Cruzeiros
    Imagem: Divulgação/Costa Cruzeiros

    Robô que dá dicas turísticas

    Com 1,20 metro de altura, a robô Mel é uma espécie de guia de turismo do navio Diadema, da companhia de cruzeiros Costa. Ela fala três idiomas (inglês, italiano e alemão) e dá dicas para os hóspedes sobre lugares que merecem ser explorados nas cidades visitadas pelo transatlântico. O Diadema faz atualmente viagens pelo mar Mediterrâneo.

  • Imagem: Divulgação/Norwegian Cruise Line
    Divulgação/Norwegian Cruise Line
    Imagem: Divulgação/Norwegian Cruise Line

    Kartódromo ao ar livre

    Com inauguração prevista para 2017, o navio Norwegian Joy, da companhia Norwegian Cruise Line, terá como grande novidade uma pista de kart a céu aberto em seu deque superior. No local, os viajantes poderão acelerar os carrinhos de corrida em um traçado com vista para o oceano e recheado de curvas. O Norwegian Joy irá realizar viagens pela China, partindo dos portos das cidades de Xangai e Tianjin.

  • Imagem: Roy Riley/Creative Commons
    Roy Riley/Creative Commons
    Imagem: Roy Riley/Creative Commons

    Robôs no bar

    A Royal Caribbean oferece em alguns de seus navios um bar onde as bebidas são preparadas por robôs. As máquinas recebem o pedido dos hóspedes através de tablets e são capazes de fazer até 1.000 drinques por dia. A atração está presente no maior navio do mundo, o Harmony of the Seas, inaugurado em maio deste ano e que, com capacidade para 6.780 hóspedes, irá realizar viagens pela Europa, Estados Unidos e Caribe.

  • Imagem: Jean-Sebastien Evrard/AFP
    Jean-Sebastien Evrard/AFP
    Imagem: Jean-Sebastien Evrard/AFP

    Tobogã gigante

    O Harmony of the Seas também conta com o maior tobogã em alto-mar (a estrutura rosa na foto acima). A mais de 45 metros acima do nível do mar e com 30 metros de extensão, o tobogã permite que, em sua descida, os viajantes cheguem a 14 quilômetros por hora.

  • Imagem: Divulgação/Regent Seven Seas
    Divulgação/Regent Seven Seas
    Imagem: Divulgação/Regent Seven Seas

    Culinária com vista para o mar

    O Seven Seas Explorer, novo navio da companhia de cruzeiros de luxo Regent Seven Seas, oferece a seus hóspedes o Culinary Arts Kitchen, uma escola de culinária a bordo com estações individuais de frente para o oceano. No local, os turistas aprenderão a fazer receitas de alta gastronomia com uma vista fantástica, como mostrado na foto.

  • Imagem: Divulgação/MSC
    Divulgação/MSC
    Imagem: Divulgação/MSC

    Toboáguas e teto de LED

    Com inauguração prevista para 2017, o navio Meraviglia, da MSC, promete ser um dos navios de cruzeiros mais modernos do mundo. A embarcação terá um calçadão interno coberto por uma tela de LED de 480m² que exibirá, em altíssima definição, imagens do sol, da lua e das estrelas. O transatlântico também contará com um parque aquático servido por toboáguas enormes (na foto).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo