Viagem

Conheça os países que têm as paisagens naturais mais lindas do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/09/2017 04h00

Férias no meio da natureza são uma grande maneira de esquecer o estresse gerado pelo dia a dia na cidade grande. Abaixo, conheça dez destinos internacionais que oferecem alguns dos cenários naturais mais lindos do mundo.

  • Imagem: Marcel Vincenti/UOL
    Marcel Vincenti/UOL
    Imagem: Marcel Vincenti/UOL

    Polinésia Francesa

    Território ultramarino da França no sul do oceano Pacífico, o arquipélago traduz, como poucos lugares no mundo, a visão do paraíso. Grande parte de suas ilhas são banhadas por piscinas naturais pacatas e translúcidas, que se encontram com praias feitas de areia fofa, recheadas de coqueiros e que, apesar dos hotéis que existem por toda a Polinésia, que ainda preservam um aspecto selvagem -- perfeito para quem quer se desligar do mundo. Entre as ilhas imperdíveis estão Bora Bora (na foto, com seus luxuosos bangalôs sobre a água do mar), Moorea (também cheia de lindas piscinas naturais) e Atuona, onde está enterrado o pintor Paul Gauguin -- que escolheu o isolamento do arquipélago com refúgio e inspiração para algumas de suas maiores obras.

  • Imagem: Marcel Vincenti/UOL
    Marcel Vincenti/UOL
    Imagem: Marcel Vincenti/UOL

    Chile

    Oferece paisagens naturais fantásticas para o turista por toda a extensão de seu longuíssimo território. No extremo norte do país, por exemplo, está o Parque Nacional Lauca (na foto), uma Reserva Mundial da Biosfera que reúne vulcões nevados, o lindo lago Chungará e um solo verdejante por onde correm rios e famílias de alpacas. Mais para baixo no mapa fica o deserto de Atamaca, com paisagens áridas fascinantes (como o famoso Valle de la Luna, em referência à sua paisagem extraterrestre). E, no extremo sul, se destacam cartões-postais como o Parque Nacional Torres del Paine, que exibe montanhas que parecem que foram recortadas pelas mãos de um habilidoso artista.

  • Imagem: Yesuitus 2001/Creative Commons
    Yesuitus 2001/Creative Commons
    Imagem: Yesuitus 2001/Creative Commons

    Suíça

    Com sua paisagem cheia de montanhas, é um dos países mais lindos do mundo para quem gosta de cenários naturais imponentes. Um dos melhores passeios outdoor da nação europeia é a caminhada pela região de Jungfrau, em que os turistas são envolvidos pelas paisagens lindíssimas dos Alpes e visitam vilas pitorescas, como Grindelwald, Murren e Lauterbrunnen. Na área ainda se encontram as famosas montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau. O resort de Interlaken coloca o viajante em contato com cenários naturais incríveis, oferecendo vista privilegiada para montanhas alpinas. O cânion de Ruinalta é outro destino perfeito para quem quiser fazer grandes fotos.

  • Imagem: Marcel Vincenti/UOL
    Marcel Vincenti/UOL
    Imagem: Marcel Vincenti/UOL

    Nova Zelândia

    Não é à toa que o lugar foi cenário da saga cinematográfica "O Senhor dos Anéis". O país da Oceania tem paisagens inacreditáveis, perfeitas para uma história de ficção. Entre eles se destacam o Parque Nacional Tongariro (marcado pelos vulcões Ruapehu e Tongariro), a reserva marítima Cathedral Cove (onde lindas praias dividem a paisagem com cavernas) e o lindo rio Kawarau, onde turistas saltam de bungee-jump, cercados por farta natureza. Uma visita ao país também deve incluir, obrigatoriamente, uma ida ao Slope Point (na foto), no topo da ilha norte do país. De lá se tem uma visão inesquecível do Pacífico.

  • Imagem: Guy Francis/Creative Commons
    Guy Francis/Creative Commons
    Imagem: Guy Francis/Creative Commons

    Estados Unidos

    Cheio de atrações urbanas (como Nova York e Los Angeles), os Estados Unidos também são um ótimo destino para quem quiser se encantar com paisagens naturais. Lá, as opções para este tipo de passeio são muitas: há desde o Grand Canyon, no Arizona, com o lendário rio Colorado correndo entre íngremes paredões rochosos (e que pode, inclusive, ser explorado com barco e helicóptero), até o Yosemite National Park (na foto), na Califórnia, com montanhas, rios e cachoeiras fantásticas. Para longas caminhadas entre florestas e lagos, uma das melhores escolhas é o Acadia National Park, no Estado do Maine. O Glacier National Park, em Montana, também oferece cenários paradisíacos para os andarilhos.

  • Imagem: Visit Norway/Divulgação
    Visit Norway/Divulgação
    Imagem: Visit Norway/Divulgação

    Noruega

    Nas suas férias, você quer trocar prédios por montanhas e seu carro por lindas caminhadas no meio da natureza? Se a resposta for sim, a Noruega é o destino ideal para sua viagem. A nação nórdica tem cenários como a formação rochosa Trolltunga, que se projeta para fora de uma montanha, 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet. No país, turistas também se maravilham no Preikestolen, um pratô rochoso de 600 m² que fica 604 metros acima do lindo fiorde Lysef (que pode ser atravessado com embarcações). E, se a intenção for bater muita perna, faça a trilha pela área montanhosa de Romsdalseggen (na foto), durante a qual é possível admirar cartões-postais como o rio Rauma e o paredão conhecido como Troll Wall -- verdadeiras pinturas.

  • Imagem: Jerzystrzelecki/Creative Commons
    Jerzystrzelecki/Creative Commons
    Imagem: Jerzystrzelecki/Creative Commons

    Islândia

    Tem atraído muitos turistas com suas belezas naturais. Na ilha nórdica, os viajantes costumam percorrer a Rodovia 1 (também chamada internacionalmente de Ring Road), que dá a volta no território islandês e passa ao lado ou nos arredores de locais fantásticos, como a cachoeira Seljalandsfoss (com cerca de 60 metros de altura e que cai na frente da entrada de uma caverna), a cachoeira Skógafoss (na foto) e o lago Jökulsárlón. Uma das experiências mais fascinantes por lá é o mergulho entre duas placas tectônicas, feito no Parque Nacional de Thingvellir: a visibilidade na água chega a cerca de cem metros. A Blue Lagoon, por sua vez, oferece águas geotermais quentinhas, proporcionando um agradável banho ao ar livre.

  • Imagem: South African Tourism/Divulgação
    South African Tourism/Divulgação
    Imagem: South African Tourism/Divulgação

    África do Sul

    Ao chegar à Cidade do Cabo, o turista já se deslumbra com a Table Mountain, a gigantesca formação rochosa relativamente achatada que domina a paisagem da cidade sul-africana -- e de cujos mirantes se tem visões fantásticas do mar que banha o país de Nelson Mandela. Mas há muito mais por lá: nas montanhas Drakensberg, por exemplo, que constituem a maior cordilheira do sul do continente africano, é possível fazer trilhas ao longo de lagos que refletem o céu e formações rochosas com mais de 3.000 metros de altura. E no quesito praias, a África do Sul também não deixa a desejar: o país abriga lindas orlas, como a pouco explorada Coffee Bay, além de excelentes points de surfe, como Jeffrey's Bay.

  • Imagem: Ezequiel Cabrera/Creative Commons
    Ezequiel Cabrera/Creative Commons
    Imagem: Ezequiel Cabrera/Creative Commons

    Bolívia

    O país não tem saída para o mar, mas se garante com suas lindas paisagens de altitude. Na nação sul-americana está parte do Titicaca, um dos lagos navegáveis mais altos do mundo, a cerca de 3.800 metros sobre o nível do mar. No local, turistas viajam de barco entre a cidade de Copacabana, localizada na orla do lago, e a Isla del Sol, ilha recheada de lindas paisagens rurais e famílias indígenas andando com suas lhamas para lá e para cá. E para uma experiência surreal em território boliviano, visite o Salar do Uyuni (na foto), um deserto de sal com mais de 10 mil km² de superfície. Em épocas chuvosas, a água se acumula no solo do lugar e reflete o céu quase que com perfeição (como pode ser visto na foto).

  • Imagem: Delaware Noth Companies/Divulgação
    Delaware Noth Companies/Divulgação
    Imagem: Delaware Noth Companies/Divulgação

    Austrália

    Com dimensões continentais, tem belezas naturais tão lindas quanto variadas. Boa parte do país da Oceania é dominada por uma área desértica que abriga belíssimas paisagens, como a formação rochosa Uluru, sagrada para povos aborígenes: trata-se de uma massa de arenito com nada menos que 348 metros de altura e que adquire uma fantástica cor avermelhada no pôr do sol. Em sua parte marítima, a Austrália também guarda excelentes atrativos: o principal deles é a Grande Barreira de Corais, uma rede de cerca de 2.900 recifes e mais de 900 ilhas, em cuja região vivem cerca de 30 mamíferos marinhos, 400 tipos de corais, seis espécies de tartarugas-marinhas e 1.500 espécies de peixes. E o melhor: turistas podem mergulhar neste paraíso submerso.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo