Viagem

Conheça os museus dedicados ao futebol mais fascinantes do mundo

Do UOL, em São Paulo

08/01/2017 04h00

O início do ano marca um momento morno para o futebol no Brasil. Tirando a Copa São Paulo de Futebol Júnior, não há grandes campeonatos nacionais ou regionais em disputa e, para muita gente, os dias tradicionais de jogos (como quartas-feiras e domingos) parecem ficar mais vazios. 

Ao mesmo tempo, trata-se de um período em que muitas pessoas viajam e, nestas jornadas, é possível conhecer museus fascinantes dedicados à arte de jogar bola com os pés.

De Santos a Milão, times lendários cultivam espaços para exibir troféus, camisas históricas e vídeos de seus mais bonitos gols para turistas do mundo inteiro. E o melhor: a maioria deles fica localizada dentro de lendários estádios futebolísticos.  

Abaixo, conheça oito museus dedicados ao futebol ao redor do planeta que merecem uma visita de quem ama futebol.   

  • Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube - Santos

    Não importa qual seja seu time de coração no Brasil: todos os fãs de futebol deveriam visitar o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, localizado na Vila Belmiro e que conta a história do time onde jogou Pelé. Com centenas de troféus, flâmulas e camisas históricas do clube da Baixada, o ambiente é embalado por narrações de importantes gols marcados pelo Santos e, nas visitas guiadas, o turista pode ir ao vestiário do time, atravessar o túnel de acesso ao campo e subir ao gramado da Vila. Os destaques do lugar, logicamente, são as camisas que foram usadas em jogos oficiais por craques como Pelé, Neymar, Pepe e Robinho, além de vídeos mostrando alguns dos muitos momentos gloriosos do alvinegro praiano.

  • Museo de la Pasión Boquense - Buenos Aires

    Ir ao estádio do Boca Juniors é uma atividade extremamente popular entre viajantes brasileiros que se encontram Buenos Aires. Conhecido como Bombonera, o local tem suas arquibancadas abertas para visitas turísticas quando não há jogos e, no interior do estádio, é possível visitar o Museo de la Pasión Boquense, que conta a história do clube de futebol mais popular da Argentina. Em exposição há vídeos com alguns dos gols mais célebres do Boca (como o gol que Carlitos Tévez fez contra o River Plate e, na comemoração, imitou uma galinha, símbolo pejorativo atribuído ao rival), objetos de jogos usados por Maradona e estátuas de alguns dos grandes ídolos do time, como mostrado na foto acima, onde aparecem Guillermo Barros Schelotto, Juan Román Riquelme, o próprio Diego Armando Maradona e o atacante Martín Palermo.

  • Museu do Futebol - São Paulo

    Localizado dentro do lindo e histórico estádio Paulo Machado de Carvalho (ou, para os mais íntimos, o Pacaembu), o Museu do Futebol é hoje uma das atrações turísticas mais interessantes de São Paulo. Logo no começo do percurso, o visitante é saudado por um vídeo do rei Pelé. Durante o trajeto, o público passa por salas que mostram exposições como a "Anjos Barrocos", que mostra, em 11 telas suspensas no ar, projeções de 25 jogadores que fizeram história no futebol brasileiro, como Sócrates, Ronaldinho Gaúcho e Zico. Há também um espaço que reproduz, em excelente qualidade de som, os gritos das torcidas dos clubes mais populares do país. Uma exposição com mais 400 fotografias contando a história futebolística brasileira é outro dos locais imperdíveis do museu.

  • Camp Nou Experience - Barcelona

    Um dos mais famosos times de futebol do mundo, o Barcelona tem um museu dentro de seu estádio (o Camp Nou) aberto para visitas turísticas. Além de percorrer as íngremes arquibancadas do lugar (que têm capacidade para quase 100 mil espectadores), os turistas podem cruzar túneis, vestiários e a recheada sala de troféus do clube, que exibe conquistas para as quais contribuíram diversos craques brasileiros, como Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Belletti, Daniel Alves e Neymar. A área de visitas do Camp Nou também tem um espaço dedicado exclusivamente a Lionel Messi, onde é possível ver seus troféus pessoais e assistir a seus gols em uma área interativa.

  • Museu do Real Madrid - Madrid

    Um dos clubes com mais títulos na história do futebol mundial, o Real Madrid abriga um lindo museu dentro de seu estádio, o Santiago Bernabéu. Em um passeio pelo local é possível ver de perto camisas históricas (como a do jogador argentino Alfredo Di Stéfano, que atuou com brilhantismo pelo Real nos anos 50 e 60) e as 11 taças da Champions League que o clube conquistou até hoje. O passeio inclui uma caminhada pelas arquibancadas, na sala de imprensa e aos vestiários, onde craques como Cristiano Ronaldo e Bale se aprontam para os jogos.

  • Museu do Estádio Azteca - México

    Apesar de não ser uma grande potência mundial na arte de jogar bola com os pés, o México abriga um dos maiores templos do futebol no planeta: o Estádio Azteca, palco das Copas do Mundo de 1970 (com o Brasil campeão) e de 1986 (quando a Argentina levantou a taça). O campo, as arquibancadas e os vestiários do estádio podem ser visitados em tours guiados, que mostram as fascinantes histórias que envolvem o Azteca. Foi aqui que, em 86, Maradona fez duas de suas maiores façanhas: o gol "La Mano de Dios" e o chamado "gol do século", em que o baixinho portenho, saindo de seu campo de defesa, driblou seis jogadores ingleses para fazer o que a Fifa considera o gol mais bonito de todos os tempos. Todas essas imagens e histórias estão preservadas no interior do Azteca, em um passeio obrigatório para quem está na Cidade do México.

  • Old Trafford Experience - Manchester

    Diversos estádios ingleses, como o do Chelsea e o do Liverpool, são abertos a visitas turísticas. Um dos mais interessantes deles é o Old Trafford, do lendário time Manchester United e que foi inaugurado em 1910. Em um tour pelo local, o público faz o tradicional percorrido entre arquibancadas e vestiários, mas também pode contratar pacotes especiais: um deles oferece um passeio pelo estádio guiado por antigos craques do Manchester United. Stuart Pearson e Lee Martin são ex-jogadores que costumam aparecer para levar os turistas nas caminhadas pelo Old Trafford. A recheada sala de troféus do Manchester também faz parte do tour.

  • Estádio San Siro/Giuseppe Meazza - Milão

    O estádio San Siro/Giuseppe Meazza é uma das atrações turísticas de Milão e sedia jogos de duas das principais equipes da Itália: o Milan e a Internazionale. Seu interior, que exibe uma linda arquitetura, pode ser visitado em tours guiados. Os passeios cruzam os vestiários do estádio (como mostrado na foto acima) e chegam a uma sala de troféus que reúne conquistas de Inter e Milan. Um filme dedicado à história das duas equipes (pelas quais passaram diversos brasileiros, como Ronaldo Fenômeno) também faz parte do cardápio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo