Viagem

Março tem carnaval na África do Sul e florada das cerejeiras no Japão

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 08h00

Março é um mês recheado de festas e oportunidades para passeios outdoor. No Hemisfério Norte, a chegada da primavera cria atrações como a florada das cerejeiras no Japão, que, a partir do final do mês, já pode ser admirada em diversos destinos turísticos do território nipônico, como Tóquio e Kyoto. 

Por ocasião da Páscoa, destinos religiosos também ganham cores e uma atmosfera intensa. Em Jerusalém, em Israel, fiéis se reúnem para seguir os últimos passos de Jesus. Já em Nova Jerusalém, em Pernambuco, é realizada uma impressionante representação do calvário e da ressurreição de Cristo.

E, se o Carnaval já acabou no Brasil, a África do Sul reserva um evento perfeito para quem ama celebrações de rua. 

Veja abaixo alguns dos lugares mais interessantes para visitar neste mês.

 

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Baixa temporada no Brasil

    O ministério do Turismo do Brasil considera o período de março a junho como baixa temporada em diversos destinos turísticos do país. Por isso, vários locais paradisíacos do território brasileiro tendem a ficar mais baratos a partir deste mês. Entre os lugares onde o viajante pode encontrar bons descontos estão balneários do Nordeste (como Porto de Galinhas, Porto Seguro e Maragogi) e recantos de Santa Catarina como Balneário Camboriú (na foto), São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.

  • Imagem: Divulgação/Cape Town Carnival
    Divulgação/Cape Town Carnival
    Imagem: Divulgação/Cape Town Carnival

    Carnaval na África do Sul

    Enquanto o Brasil se despede de seu festivo mês de fevereiro, a África do Sul dá boas-vindas a março, quando é realizada na Cidade do Cabo uma das celebrações de rua mais famosas do país de Nelson Mandela. Chamado de "Cape Town Carnival" (Carnaval da Cidade do Cabo), o evento reúne desfiles de carros alegóricos, apresentações musicais e danças africanas sob os cenários da mais linda metrópole sul-africana, em um espetáculo visto por dezenas de milhares de pessoas. Neste ano, a festa será realizada no dia 12 de março.

  • Imagem: Ammar Awad/Reuters
    Ammar Awad/Reuters
    Imagem: Ammar Awad/Reuters

    Páscoa em Jerusalém

    Jerusalém, em Israel, é um destino que atrai fiéis cristãos durante o ano inteiro. Mas a cidade ganha contornos especiais na época do feriado da Páscoa (neste ano celebrado entre 25 e 27 de março), quando milhares de pessoas seguem os últimos passos de Jesus no centro antigo de Jerusalém com uma intensidade religiosa fora do comum, em um roteiro conhecido como Via Dolorosa. Os fiéis terminam o roteiro na Igreja do Santo Sepulcro, onde se reúnem e rezam comunidades cristãs do mundo inteiro.

  • Imagem: Felipe Souto Maior/AgNews
    Felipe Souto Maior/AgNews
    Imagem: Felipe Souto Maior/AgNews

    Páscoa em Nova Jerusalém

    Está difícil pegar um avião e ir até Israel? Pois saiba que, no Brasil, é realizado um dos espetáculos relacionados à Páscoa mais fascinantes do mundo. Trata-se da encenação da Paixão de Cristo feita em uma área conhecida como Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco. O espetáculo é uma superprodução ao ar livre que conta com a participação de diversos atores famosos e centenas de figurantes. Neste ano, as apresentações serão realizadas entre os dias 19 e 26 de março. O espetáculo contará com Bianca Rinaldi (como Maria), Antonio Calloni (Heródes), Odilon Wagner (Pilatos) e Igor Rickli (como Jesus).

  • Imagem: Ignis/Creative Commons
    Ignis/Creative Commons
    Imagem: Ignis/Creative Commons

    Festival japonês

    Com mais de mil anos de história, o festival de Omizutori será realizado entre os dias 1º e 14 de março na linda cidade japonesa de Nara. Trata-se de um evento budista em que monges rezam no famoso templo de Todai-ji pela paz no mundo e por boas colheitas. O ápice da festa acontece no dia 13 de março, quando os monges correm segurando enormes tochas, produzindo um efeito visual fascinante. Eles acreditam que o fogo é capaz de proteger as pessoas de coisas negativas.

  • Imagem: Ma Ping/ Xinhura
    Ma Ping/ Xinhura
    Imagem: Ma Ping/ Xinhura

    Cerejeiras no Japão

    A florada das cerejeiras é um dos momentos do ano mais bonitos para visitar o Japão. O fenômeno já pode ser admirado no final de março em diversas localidades do território nipônico, como as cidades de Nagasaki, Kyoto, Nagoya, Osaka, Fukuoka, Shizuoka e Tóquio. Todos estes destinos oferecem lindos parques por onde o turista pode passear e tirar fotos das cerejeiras. Tais paisagens também podem ser vistas durante o mês de abril.

  • Imagem: Adriana Terra/UOL
    Adriana Terra/UOL
    Imagem: Adriana Terra/UOL

    Cinema na Colômbia

    Entre os dias 2 e 7 de março será realizado em Cartagena, na Colômbia, um dos principais festivais de cinema da América Latina: o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, também conhecido como FICCI. O evento irá mostrar algumas das últimas produções do cinema latino-americano e mundial ao lado das paisagens românticas de uma das cidades históricas mais lindas do planeta. É uma ótima oportunidade para ver as vielas coloridas de Cartagena tomadas pela rica atmosfera cultural do FICCI.

  • Imagem: Julio César Guimarães/Arquivo Pessoal
    Julio César Guimarães/Arquivo Pessoal
    Imagem: Julio César Guimarães/Arquivo Pessoal

    50 anos de Chico Science

    Um dos principais expoentes do movimento mangue beat, o músico Chico Science morreu em 1997 e completaria 50 anos no próximo dia 13 de março. Para celebrar este cinquentenário, o Museu da Cidade do Recife está realizando uma exposição fotográfica sobre a vida e a obra de Chico Science. E, no dia 12 de março, a cidade de Recife completa 479 anos. O aniversário é um ótimo pretexto para o turista explorar as paisagens históricas e cenários culturais de uma das cidades mais interessantes do país.

  • Imagem: Bert Kaufmann/Creative Commons
    Bert Kaufmann/Creative Commons
    Imagem: Bert Kaufmann/Creative Commons

    Rumo a Haia

    Amsterdã é o principal cartão-postal da Holanda, mas o país europeu tem diversos outros centros urbanos com inúmeros atrativos para o turista. Um deles é a cidade de Haia, que, neste dia 6 de março, irá sediar uma meia maratona que está entre as mais famosas do Velho Continente. Mais de 26 mil corredores são esperados para o evento, que deixará a cidade animada e propícia para uma visita. Além de acompanhar a competição, o turista pode visitar lugares como o museu Mauritshuis (onde está o famoso quadro "Moça com Brinco de Pérola", de Vermeer) e a praia de Scheveningen (na foto).

  • Imagem: Zeng Alan/AP
    Zeng Alan/AP
    Imagem: Zeng Alan/AP

    Desertos dos Estados Unidos

    Março pode ser um mês ideal para visitar algumas das lindas paisagens desérticas dos Estados Unidos. Trata-se de uma época em que o sol não castiga tanto, em que a temperatura tende a ficar, durante o dia, perto dos 15ºC, proporcionando boas condições para o turista explorar locais como o Grand Canyon National Park e o Antelope Canyon, este localizado dentro de território dos índios Navajo e dono de formações rochosas surreais, que parecem ondas petrificadas no meio do deserto (na foto).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo