No Uruguai, as carnes se destacam à mesa, em especial cortes como o asado de tira (costela) e a picanha, e um vinho potente recomendado para acompanhá-las é o Tannat, uva típica da região. Imersa entre mar e rio, Punta Del Este diversifica a sua gastronomia com restaurantes de cardápios internacionais em que massas, risotos, peixes e frutos do mar ganham relevo, com a sofisticação exigida pelos viajantes cosmopolitas da alta temporada.

No porto, o elegante Yacht Club Uruguayo fica aberto o ano inteiro, atraindo moradores e turistas com cardápio de peixes e frutos do mar diante de uma bonita paisagem (Rambla Artigas e Calle 8, tel.: 598 4244-1056). Na Praia Mansa, um restaurante para boêmios e notívagos, aberto 24 horas, também o ano inteiro, é o Las Brisas, vizinho do cassino localizado no térreo do hotel Conrad. Aos sábados, de maio a outubro, serve o puchero, um ensopado de origem espanhola que mistura carnes e embutidos com grão de bico, tomate, cebola e cenoura (Playa Mansa, parada 4, tel.: 598 4249-1111).

Para queijos e vinhos de fabricação própria, a dica é visitar a queijaria Nonno Antonio e a vinícola Alto de La Ballena. Gorgonzola, mascarpone, dolcelatte, reblochón, petit suisse, queijo fresco da montanha, quartirolo lombardo e tiramisú são os oito tipos de queijos artesanais produzidos pela queijaria localizada no Camino Lussich, em Punta Ballena (tel.: 598 4224-1664). Distante 20 minutos de carro dali, a vinícola Alto de La Ballena oferece para degustação vinhos das uvas tannat, merlot, cabernet franc, shiraz e viognier. Uma mistura exclusiva que a jovem vinícola testou e aprovou é o tinto com uvas tannat e viognier, esta branca, em pequena proporção. A degustação acontece numa sala com vista panorâmica dos vinhedos, no alto do morro (ruta Nacional nº 12, km 16.400, tel.: 598 9424-0365).

Um produto tradicional da gastronomia uruguaia é o doce de leite, e na vizinhança de Punta Del Leste a marca La Pataia virou ponto de visitação. No Tambo El Sosiego (Parada 45, Camino Lussich, tel. (598) 2200-4976), os visitantes acompanham a produção de queijo de cabra e doce de leite desde a ordenha das vacas. O restaurante da fazenda serve também chivitos, um sanduíche com carne, salada e maionese, disponível também na rede de fast food La Pasiva, presente no centro do balneário.

Dicas de quem já foi

Atrações

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos