Viagem

Roteiros para descansar

De templos budistas a "naves espaciais", roteiros zen servem para fugir de multidões

Eduardo Vessoni

Colaboração para o UOL

Certas viagens são capazes de causar mais estresse do que efeitos renovadores. Seja pela programação corrida com horários apertados, grupos lotados de turistas barulhentos ou atrações lotadas que fazem até o mais espiritualizado dos viajantes perder a paciência.

No entanto, é possível seguir na direção contrária à multidão e fazer passeios diferentes mesmo em destino populares do Brasil, como a lotada Foz do Iguaçu (PR) ou a cobiçada Chapada dos Veadeiros (GO). Já imaginou visitar templos budistas ou até se hospedar em "naves espaciais"? O UOL selecionou algumas experiências zen para inspirar a sua próxima viagem.

Estilo extraterrestre

Jamille Queiroz/Divulgação
Observar o pôr do sol do alto de uma das "naves" é uma das atividades Imagem: Jamille Queiroz/Divulgação

A Chapada dos Veadeiros, a 280km de Brasília, é considerada pelos espiritualistas o chacra cardíaco do planeta e fica sobre uma imensa placa de quartzo de quase dois bilhões de anos. Na mais esotérica das chapadas brasileiras, não é de se estranhar que os meios de hospedagem embarquem na onda das energias extraterrenas.

Localizada em Alto Paraíso de Goiás, destino mais popular da Chapada dos Veadeiros (GO), o Espaço Naves LunaZen é uma pousada temática em que os quartos ficam em chalés com formato de nave espacial.

A hospedagem no hotel tem café da manhã detox, relaxamento em bangalôs flutuantes, observação do pôr do sol do alto de uma das “naves” e, claro, massagem ayurvédica. Só pelo nome dos quartos – Enterprise, Galáctica e Nave Mãe – já dá para ter uma ideia da pegada espiritualizada do estabelecimento.

Espaço Naves LunaZen
Onde: Rua 02 qd 01 lt 08 - Estância Paraíso - Alto Paraíso de Goiás (GO)
Mais informações: www.espaconaveslunazen.com.br

Retiro para relaxar

Mosteiro Zen/Divulgação
Que tal meditar em um mosteiro zen? Imagem: Mosteiro Zen/Divulgação

Situado em Ibiraçu (ES), a pouco menos de 70km de Vitória, o Mosteiro Zen Morro da Vargem é considerado o primeiro mosteiro budista da América Latina. Fundado no início dos anos 70, o local abriga diferentes templos para orações e meditações, além de trilhas sinalizadas e um jardim zen para contemplação, na Praça Torii, cujos desenhos com pedras e areias remetem ao movimento da água, dando origem ao Lago da Serenidade.

A obra é declarada a maior do gênero em todo o Ocidente. O mosteiro também realiza retiros para vivência da rotina do mosteiro e programas especiais para a terceira idade, como práticas de Zazen (palavra em sânscrito que significa “sentar zen”, ou em um estado meditativo profundo), atividades de limpeza e palestras.

Mosteiro Zen Morro da Vargem
Onde: BR-101 (km 217) – Ibiraçu (ES)
Quando: Aberto para visitas apenas aos domingos, das 8h às 12h
Quanto: Grátis
Mais informações: (27) 3257-3030 / 9 9743-6285 / www.mosteirozen.com.br

Caminhos da fé

Eduardo Vessoni/UOL
Cama de Anchieta fica em Itanhaém, no litoral sul paulista Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

O projeto Caminha São Paulo oferece um conjunto de trajetos para viajantes que queiram realizar rotas de peregrinação por cidades paulistas. Baseados nos percursos realizados por personagens religiosos e históricos de São Paulo, os roteiros completos variam de 201km a 818km, mas podem ser percorridos em trechos mais curtos.

Atualmente, são quatro opções de rotas: Passos dos Jesuítas (370km), baseado na caminhada do missionário José de Anchieta entre Peruíbe e Ubatuba; Rota Franciscana do Frei Galvão (818km), cruzando o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira; a Rota dos Bandeirantes (cerca de 25km diários, percorridos de 10 a 15 dias), que passa por 12 municípios paulistas, como Atibaia, Nazaré e Piracaia; além da Rota da Luz (201 km), caminhada até Aparecida que costuma ser feita em seis dias por estradas secundárias, sem passar pela rodovia Dutra. O roteiro cruza nove municípios, como Mogi das Cruzes, Guararema, Redenção da Serra e Taubaté.

Todos os roteiros são sinalizados, podem ser realizados em grupo ou individualmente, a pé ou de bicicleta e possuem uma média diária de 25km de caminhada.

Mais informações: www.caminhasaopaulo.com.br.

Para o Buda que há em você

Rafael Vianna Croffi/Flickr-Creative Commons
Cotia, localizada a 34km de São Paulo, possui dois templos Imagem: Rafael Vianna Croffi/Flickr-Creative Commons

Não muito longe da capital paulista, também é possível encontrar opções de turismo zen para os finais de semana. O endereço mais conhecido é o Templo Zu Lai, em Cotia, a 34km de São Paulo. Aos domingos, a atração conta com traslados a partir da estação Liberdade do metrô.

Considerado o primeiro do Monastério Fo Guang Shan da América Latina, ordem monástica fundada em Taiwan no ano de 1967, esse templo realiza cerimônias e retiros de meditação sob os preceitos das escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura. Erguido em uma área de 150 mil m², o lugar é inspirado nos palácios da Dinastia Tang.

Menos popular e também em Cotia, o Odsal Ling se dedica aos estudos e práticas do budismo vajraiana, da escola Nyingma, considerada a mais antiga do Tibete. 

Templo Zu Lai
Onde: Estrada Fernando Nobre, 1461 (acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares) - Cotia (SP)
Quando: De terças a sextas das 12h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h
Quanto: Grátis
Mais informações: (11) 3500-3600 / www.templozulai.org.br.

Templo Odsal Ling
Onde: Rua dos Agrimensores, 1461 - Cotia (SP)
Quando: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Quanto: Grátis
Mais informações: (11) 4703-4099 / 3885-3945 / www.odsalling.org

Budismo nas Cataratas

Eduardo Vessoni/UOL
Detalhe do jardim com 120 estátuas alinhadas Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Longe daquela muvuca de viajantes do mundo todo se acotovelando para chegar bem perto de uma das Sete Maravilhas da Natureza, o destino do extremo oeste do Paraná esconde sua versão mais espiritualizada.

Localizado em um ponto mais elevado de Foz do Iguaçu, de onde dá para ver o centro da cidade e até a paraguaia Ciudad del Este, o Templo Budista abriga atrações como a réplica do Buda Mi La Pu-San (um Buda sentado com 7m de altura) e um belo jardim com 120 estátuas alinhadas, que chegam a 2m de altura cada uma. Inaugurado em 1996, o local é considerado um dos maiores centros de estudos de budismo da América Latina.

Templo Budista de Foz do Iguaçu
Onde: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99
Quando: De terças a domingos, das 9h30 às 17h
Quanto: Grátis

Alma elevada

Eduardo Vessoni/UOL
Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Em São Francisco de Paula (RS), a pouco mais de 100km de Porto Alegre, as serras do Rio Grande do Sul assumem um ritmo mais lento na Pousada do Engenho. O estabelecimento possui uma casa na árvore para jantares a dois, spa em um engenho centenário de mandioca e 15 cabanas isoladas, construídas com eucaliptos de reflorestamento, dentro de uma floresta de araucárias.

Para elevar a alma, o local abriga ainda uma estátua de Buda no jardim, ofurô para dois com óleos essenciais e pétalas de rosas, massagens que mesclam shiatsu e técnicas ayuvérdicas, além de áreas de mata que recebem a visita de tucanos, sabiás e quatis.

Mesmo em um destino tão apegado às tradições, ainda existe espaço para viajantes que, apesar de espiritualizados, são conectados. Nessa opção de hospedagem, a alta tecnologia se encontra com a natureza na Cabana 15, um chalé de 170 m², onde as luzes e o mini-spa de seu interior são controlados pelo próprio hóspede com a ajuda de um tablet.

Pousada do Engenho
Onde:
Rua Odon Cavalcanti, 330 - São Francisco de Paula (RS)
Mais informações: (54) 3244-1270 / 9991-2890 / www.pousadadoengenho.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo