Topo

No México, turistas podem mergulhar entre os temidos tubarões brancos

A Ilha de Guadalupe também oferece lindas paisagens montanhosas para os turistas - Benja­min Lowy/The New York Times - Benja­min Lowy/The New York Times
A Ilha de Guadalupe oferece lindas paisagens montanhosas para os turistas
Imagem: Benja­min Lowy/The New York Times

Benjamin Lowy

New York Times Syndicate

09/05/2016 11h24

Embora o livro "Tubarão" de Peter Benchley – e o filme que Steven Spielberg fez baseado nele – mostrem o tubarão branco como um perigo para o ser humano, na última década a Ilha de Guadalupe (localizada a 241 quilômetros da costa noroeste do México) se tornou um dos principais destinos para entusiastas e cientistas que pretendem mergulhar com essas criaturas injustamente malvistas e tão frequentemente incompreendidas.

Apesar de o conhecimento sobre elas ser ainda limitado – comportamentos como reprodução e nascimento pouco foram analisados – o tubarão branco é considerado incrivelmente inteligente.

Tubarões brancos são atração turística no mar que banha a Ilha de Guadalupe - Benja­min Lowy/The New York Times - Benja­min Lowy/The New York Times
Tubarões brancos são atração turística no mar que banha a Ilha de Guadalupe
Imagem: Benja­min Lowy/The New York Times

Muitas operadoras de turismo com gaiolas observam que, em outras partes do mundo, ele já se habituou aos seres humanos, associando as pessoas e os barcos com iscas.

Por essa razão, as excursões na Ilha de Guadalupe ainda são umas das poucas que não enchem a água com carcaças sangrentas, nem tentam irritá-los.

Ao contrário: elas se baseiam em princípios do ecoturismo, deixando alimentos boiando no mar, o que permite aos peixões migratórios inspecioná-los e interagir com quem estiver ao redor.

Para chegar perto dos tubarões brancos, algumas das gaiolas levam turistas até 12 metros abaixo da superfície do mar - Benja­min Lowy/The New York Times - Benja­min Lowy/The New York Times
Algumas gaiolas chegam a 12 metros de profundidade no oceano
Imagem: Benja­min Lowy/The New York Times

A maioria das operadoras oferece cruzeiros de uma semana de duração que atracam em um dos extremos da ilha vulcânica e distribuem várias gaiolas de aço a diferentes profundidades para os curiosos e corajosos que quiserem conferir de pertinho um dos predadores mais antigos e mais primevos da natureza.

Uma das empresas que realizam este tipo de passeio é a Nautilus Belle Amie: www.nautilusbelleamie.com

Perto da Ilha de Guadalupe, turistas observam tubarão entre cardume de atuns - Benja­min Lowy/The New York Times - Benja­min Lowy/The New York Times
Perto da Ilha de Guadalupe, turistas observam tubarão entre cardume de atuns
Imagem: Benja­min Lowy/The New York Times

http://viagem.uol.com.br/album/guia/2016/05/09/veja-como-e-o-mergulho-com-tubaroes-na-isla-guadalupe.htm#fotoNav=1