Topo

Costa Amalfitana é o destino romântico número 1 da Itália

  • Homem admira o Mar Mediterrâneo do topo de construção histórica da vila de Ravello

Marcel Vincenti

Do UOL, na Costa Amalfitana (Itália)

26/03/2014 06h00

A cerca de 70 km da caótica cidade de Nápoles está um dos mais paradisíacos e românticos cenários do território italiano. Palco de filmes hollywoodianos, luas de mel apaixonadas e histórias milenares, a Costa Amalfitana é, sem dúvida, um lugar que propicia um encontro perfeito entre a terra e o mar – e entre turistas e seu sonho ideal de viagem.

A paisagem é o grande cartão de visitas da região: de seu calmo mar verde-esmeralda erguem-se, abruptamente, montanhas acidentadas que abrigam farta natureza mediterrânea e chegam aos 500 metros de altura. Neste caminho entre a água e o céu surgem, penduradas sobre as encostas, as quase 20 vilas que compõem a Costa Amalfitana. Os nomes são italianíssimos (Atrani, Positano, Ravello, Praiano, Maiore, Minori, Nocelle, Amalfi) e representam a alma de um lugar que sintetiza, como poucos locais na Itália, todo o significado da filosofia da "dolce vita".

Já foi para a Itália?
Mande sua foto pra gente!

A Costa Amalfitana percorre quase 60 quilômetros nas margens do Mar Mediterrâneo e, em um passeio pela região, o turista poderá se bronzear como um ator de cinema italiano, comer como um chefão da Cosa Nostra (ou da Camorra, entidade mafiosa mais atuante nos entornos de Nápoles) e explorar igrejas sentindo-se o mais sortudo dos arqueólogos.

O lugar é ponto de veraneio de celebridades do mundo inteiro, mas não é um destino só para milionários. Na região, turistas menos abastados podem andar tranquilamente de ônibus (uma passagem custa um par de euros) e dormir em hotéis e pousadas cujas diárias cabem no bolso (na vila de Atrani, por exemplo, há quartos duplos custando cerca de 50 euros). E na hora em que a fome bater, é só buscar -- e encontrar facilmente -- algum restaurante de baixo custo, onde uma refeição individual, contando com uma deliciosa massa e uma garrafa de vinho tinto, dificilmente sai por mais de 25 euros.

Porém, independentemente de seu orçamento, uma coisa é certa: a Costa Amalfitana é o tipo de lugar que deve ser explorado de mãos dadas com a pessoa amada.

Abaixo, cinco locais imperdíveis (e absurdamente românticos) da região:

  • Marcel Vincenti/UOL

    Turistas nadam em praia de Amalfi, um dos mais famosos destinos da Costa Amalfitana

Amalfi
Importante cidade portuária do Mediterrâneo entre os século 9 e 12 a.C., Amalfi é uma das cidades mais famosas de toda a Costa Amalfitana: exibe a piazza (praça) mais bela de toda a região (com lindos cafés e uma fonte coberta por querubins) e a igreja Duomo di Sant'Andrea, acessível por uma escada de 62 degraus e dona de uma arquitetura única, com influências árabes, bizantinas, barrocas e normandas. O templo começou a ser construído no século 10 e hoje abriga duas basílicas, um Museu Diocesano, afrescos de Vincenzo de Pino e uma belíssima pintura da crucificação de Cristo feita pelo artista napolitano Roberto Oderisi. Ao lado do Duomo di San Andrea encontra-se o “Claustro do Paraíso” (Chiostro di Paradiso), construção erguida no século 13 para abrigar as sepulturas das famílias nobres da região.

Na área de Amalfi o turista também pode visitar o Museo della Carta, que abriga uma das mais antigas fábricas de papel da Europa, e a Grotta dello Smeraldo -- gruta onde a água do mar ganha uma cor azul intensa e que fascina quem a visita.

Além disso, Amalfi exibe uma das melhores praias da região: apesar de haver pedras no lugar da areia, o mar é calmo e perfeito para o banho, e o turista não paga nada para tomar sol sobre a sua orla. Há cadeiras e guarda-sol para alugar, e os restaurantes locais vendem deliciosos panini (sanduíches), pizzas e cervejas Moretti por preços acessíveis. Em Amalfi, não deixe de provar o famoso limoncello, bebida alcoólica feita com os limões colhidos na Costa Amalfitana.

Atrani
Atrani está a 15 minutos de caminhada de Amalfi e, apesar de sua beleza, ainda não foi descoberta pelo turismo de massa. Sorte dos poucos viajantes que decidem explorá-la. Atrani abriga uma agradável piazza recheada de cafés e restaurantes, além de um dos mais belos campanários da região. Em agosto, é realizada na vila a tradicional “Festa do Peixe Azul”, promovida pelos pescadores locais e que envolve desgustações de comida, shows de música e saraus. A praia de Atrani não é das mais atraentes, mas vale a pena se hospedar na vila e usá-la como ponto de partida de explorações pela região. Amalfi está logo ali ao lado e na frente de Atrani passam ônibus que percorrem toda a costa. Para hospedagem extremamente barata, fique no hostel A'Scalinatella.

  • Marcel Vincenti/UOL

    Iates e igrejas ancestrais dividem a paisagem na Costa Amalfitana, no sul da Itália

Positano
Junto com Amalfi, Positano é a grande vedete da Costa Amalfitana. Suas vielas românticas, muitas fechadas ao trânsito das Ferraris que circulam pela área, congregam lojas de artesanatos e caros restaurantes. Não deixe de visitar, na agradável praça Flavio Gioigia, a bela igreja de Santa Maria Assunta, erguida no século 5 em homenagem a San Vito e que abriga a famosa estátua bizantina de uma Madonna negra, além belíssimas pinturas sacras.

Positano tem duas praias perfeitas para o banho: a Spiaggia del Fornillo e a Spiaggia Grande – desta última saem barcos com destino à ilha de Capri. Para quem quiser passar o dia se bronzeando, um aviso: no local, o aluguel de guarda-sol e cadeiras são caros (mais de 20 euros pelo kit). Então, considere levar um canga e um chapéu caso o dinheiro esteja curto. E, caso o dinheiro esteja sobrando, invista-o em um refeição inesquecível no restaurante Lo Guarracino, que, além de um ambiente extremamente agradável, oferece deliciosos pratos à base de frutos do mar.

Nocelle
Nocelle é um destino ideal para quem quiser fugir do movimento turístico da Costa Amalfitana. A vila (que faz parte de Positano) está no topo de uma das mais altas montanhas da região (a quase 500 metros de altitude) e oferece paisagens amplas do Mar Mediterrâneo. A ela se chega a partir de Positano (há ônibus de linha que fazem a viagem) e, no local, o turista poderá fazer belas caminhadas entre silenciosas vielas e pequenos vinhedos.

Nocelle faz parte da famosa rota "Sentiero Degli Dei" (Trilha dos Deuses), que cruza cerca de 13 km da Costa Amalfitana, entre montanhas, oliveiras, vinhedos e outras paisagens espetaculares. Muitos dos caminhantes (e muitos turistas atraídos pela paz de Nocelle) acabam passando a noite na vila. Caso você tome esta decisão, vale a pena se hospedar na pousada Bacio del Sole, instalada em uma bela casa histórica de Nocelle.

Ravello
Situada em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, Ravello já inspirou artistas como Richard Wagner e até hoje é um dos pontos mais atrativos da região. Além de oferecer vistas deslumbrantes da costa italiana, Ravello abriga uma igreja construída no final do século 11, uma piazza recheada de flores e cafés e a Villa Rufolo, construção histórica com jardins floridos perfeitos para um passeio.

Ravello é também sede de alguns dos principais festivais de música de Itália, realizados principalmente entre junho e setembro (o músico Toquinho foi um dos artistas brasileiros que já passaram por lá).

QUANDO IR

Julho e agosto são altíssima temporada na Costa Amalfitana: a época marca o alto verão europeu e as praias locais ficam lotadas -- aumentando os preços de hospedagem e alimentação exponencialmente. Maio, junho e setembro são os meses ideais para visitar a área: as temperaturas estão agradáveis, os preços tendem a ficar mais justos e há menos turistas nos quais esbarrar. É possível visitar a área durante o inverno europeu, mas muitos dos negócios das vilas estarão fechados.

http://viagem.uol.com.br/album/guia/2014/03/25/vejas-as-belezas-da-costa-amalfitana-na-italia.htm#fotoNav=1