Viagem

Roteiros culturais

Tour pelo Harlem e Bronx, em NY, mostra cenários de onde nasceu o hip hop

Débora Costa e Silva

Colaboração para o UOL, de Nova York

20/09/2016 19h25

Muros grafitados, quadras de basquete e prédios antigos: em Nova York, turistas cruzam estes e outros cenários no passeio que explora o surgimento do hip hop. Com o nome de "Birthplace of the Hip Hop" ("Local de Nascimento do Hip Hop", em tradução livre), o tour leva grupos pelos bairros Harlem e Bronx para conhecer os lugares históricos do movimento cultural.

Esse roteiro foi uma das inspirações para o diretor Baz Luhrmann criar a série "The Get Down", da Netflix, que se propõe a contar a história de como surgiram o rap, o break, os DJ's e o grafite -- os quatro elementos que compõem a cultura hip hop -- no final dos anos 70.

Com direito a gritos "hey" e "yo" ao longo do caminho, a excursão parece mais uma festa e tem como trilha sonora raps clássicos, como "The Message", do Grandmaster Flash, e outros mais atuais, como "Empire State of Mind", de Jay-Z com Alicia Keys.

Dentro do micro-ônibus, quem conduz o grupo são figuras icônicas da história do hip hop, como Grandmaster Caz, Kurtis Blow e Reggie Reg – que foi o guia do passeio quando esta reportagem foi feita, e improvisava rimas no percurso para contar sobre os lugares visitados. 

A interação com o público é constante. Já na primeira parada, os turistas conhecem o b-boy Spydey, dançarino que integrou o grupo Dynamic Rockers, um dos pioneiros do break dance, e fez uma ponta em "The Get Down". Além de dar uma amostra dos passos mais elaborados, ele também ensina alguns movimentos básicos aos participantes. No final, até os mais tímidos se arriscam na pista improvisada em uma quadra de basquete. 

Débora Costa e Silva/UOL
Graffiti Wall of Fame, no bairro do Harlem Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

O passeio tem início no Harlem, no norte da ilha de Manhattan, conhecido como um dos principais redutos da cultura afro-americana. Uma das atrações é o famoso Apollo Theater, onde já se apresentaram Michael Jackson, Ella Fitzgerald e Ray Charles, entre outras lendas de jazz, blues, soul, rap e R&B. 

Os turistas passam ainda pelo Graffiti Wall of Fame e pelo mural em homenagem ao rapper Big L, assassinado em 1999. Lugares que fizeram história, mas que já não existem mais, também são apontados ao longo do tour, como a loja de discos Bobby Happy's House, que gravou muitos artistas de rap, e o edifício onde funcionava o Hotel Theresa, conhecido por hospedar personalidades negras na época da segregação racial. 

No Bronx, o grupo tem a chance de ver grafites na avenida Grand Concourse; o Walk of Fame, com placas em homenagem a ilustres moradores - como Grandmaster Flash, Rock Steady Crew e Afrika Bambaataa; e o famoso edifício no número 1520 da Avenida Sedgwick, onde aconteceu a lendária festa promovida pelo DJ Kool Herc em 1973, considerada o marco do nascimento do hip hop. 

Débora Costa e Silva/UOL
Os grafites desse muro foram feitos pelo projeto brasileiro CUFA Global Week Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Locais importantes para o esporte também fazem parte do roteiro, como o estádio de beisebol Yankee Stadium (Bronx), citado em inúmeras letras de rap, e o Rucker Park (Harlem), quadra de basquete de rua onde já jogaram astros da NBA e também alguns rappers, como Puff Daddy e Jay-Z.

Ao longo de todo o passeio os guias contam histórias de bastidores, curiosidades, mostram videoclipes e dão até dicas de filmes que mostram os locais visitados. A própria série "The Get Down" já virou uma referência forte entre os turistas e os guias. "O programa é muito fiel ao que aconteceu aqui no Bronx, me bateu uma nostalgia daquele tempo assistindo aos episódios", conta Reggie. "Foi um privilégio participar das gravações sobre uma história que participei. A série é bem autêntica e extremamente bem feita", afirma o b-boy Spydey.

No final, os guias promovem uma batalha de rimas entre eles e convocam os turistas que quiserem se arriscar no improviso. Apesar de deixar os participantes mais tempo dentro no ônibus do que na rua, o tour do hip hop é válido para quem quer mergulhar na história dessa cultura que nasceu em Nova York e segue se espalhando pelo mundo.

Mais informações: www.hushtours.com

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Roteiros culturais

Topo