Topo

Sucesso em "Liberdade, Liberdade", Mateus Solano dá dicas sobre Jerusalém

Raísa Carlos de Andrade

Colaboração para o UOL, do Rio de Janeiro

29/07/2016 20h02

Mateus Solano vem ganhando cada vez mais destaque na televisão nos últimos anos. Atualmente vivendo o personagem Rubião na novela "Liberdade, Liberdade", ele também protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV Globo ao interpretar o Félix na novela “Viver à Vida”.

Após o fim dessa última novela, o ator aproveitou para estreitar suas raízes judaicas durante uma viagem para Israel na companhia da mulher, a atriz Paula Braun. Estiveram no roteiro Jerusalém, Massada, Mar Morto, deserto do Negev e Tel Aviv.

Mateus Solano e a esposa, Paula Braun, durante visita a Jerusalém - Reprodução/Facebook/MTI - Reprodução/Facebook/MTI
Mateus Solano e a esposa, Paula Braun, durante visita a Jerusalém
Imagem: Reprodução/Facebook/MTI

"Israel foi um lugar forte e que me afetou muito", destaca o ator, ressaltando que o lugar é marcado por contradições e diferenças. Até por isso, Mateus disse ter amado a experiência.

“Viajar pra mim é algo místico, quase espiritual. Eu não viajo para levar tudo na mala e me sentir em casa, vou porque quero realmente viver aquilo.” Para o UOL, Solano deu três dicas do que encontrou de melhor por lá. Confira!

Passeio imperdível

Ator durante oração no Muro das Lamentações - Reprodução/Facebook/MTI - Reprodução/Facebook/MTI
Ator durante oração no Muro das Lamentações: "Algum borogodó você vai sentir"
Imagem: Reprodução/Facebook/MTI

Capital de Israel, Jerusalém acabou se tornando uma espécie de centro espiritual e religioso do mundo. A área mais procurada pelos turistas é a Cidade Antiga de Jerusalém, palco de alguns dos principais acontecimentos religiosos da bíblia. Hoje, ela é dividida em quatro bairros: Cristão, Muçulmano, Armênio e Judaico.

“Quem for até o país não pode deixar de conhecer. Por mais cética que a pessoa seja, é impossível chegar lá e não sentir uma energia, uma mística", conta o ator, impactado pelo Muro das Lamentações, um dos locais mais sagrados para o judaísmo. Ele até brinca: "Algum borogodó você vai sentir”!

Perto de tudo

Paula Braun e Mateus Solano durante a viagem - Reprodução/Facebook/MTI - Reprodução/Facebook/MTI
Paula Braun e Mateus Solano durante a viagem
Imagem: Reprodução/Facebook/MTI

O ator e a mulher ficaram hospedados no Mamilla Hotel, o primeiro hotel de luxo do país. O estabelecimento fica a uma pequena distância da Cidade Velha, e os dois consideraram a localização ótima.

“Fica super perto do tudo o que você precisa conhecer como turista, bem colado à Cidade Antiga e a uns 15 minutos do Monte do Templo." Além disso, segundo ele, também está a cerca de 10 minutos do Portão de Jaffa e oferece restaurantes com especialidades locais.

Delícias regionais

Shakshuka: prato seria aposta gastronômica em 2014 - Ruth Kay/shutterstock.com/Relax News - Ruth Kay/shutterstock.com/Relax News
Mateus Solano amou experimentar a Shakshuka: "Fica uma delícia"
Imagem: Ruth Kay/shutterstock.com/Relax News

Com influências da gastronomia libanesa, síria e de antigos costumes religiosos, Israel possui uma mistura cultural quando se trata da gastronomia. Segundo Mateus Solano, é possível comer bem até no café da manhã do mais básico dos hotéis.

"Recomendo muito o Shakshuka, que comi e adorei. É basicamente um molho de tomate bem picadinho e bem quente. Aí jogam o ovo cru ali dentro e ele vai cozinhando nesse molho de tomate. Fica uma delícia!", recomenda o ator. Super tradicional, o prato é hit das comidas de rua e especialidade do restaurante Dr. Shakshuka, em Tel Aviv.