Topo

Sete mil cactos são a atração de jardim botânico nas Ilhas Canárias

Luiza Sahd

Colaboração para o UOL, de Lanzarote (Ilhas Canárias)

08/06/2016 16h13

Cactos são sempre verdes, certo? Você vai descobrir que esse conceito é um tanto relativo ao visitar o Jardín de Cactus, localizado na ilha de Lanzarote, a mais oriental do arquipélago das Canárias, que pertence oficialmente a Espanha, mas está mais próxima da costa africana. De flores negras imensas a cactos que parecem feitos sob medida para imitar a aparência do cérebro humano e também de algumas partes, digamos, mais fálicas, eles são a principal atração desse jardim botânico.

Idealizado na década de 1970 pelo pintor, escultor, arquiteto e artista espanhol César Manrique, o local antes era a cratera de uma mina de extração de cinzas vulcânicas - muito utilizadas para proteger o solo árido da região. Acabou se transformando em uma espécie de coliseu, com 5 mil metros quadrados.

No total, estão lá mais de sete mil cactos selecionados pelo botânico Estanislao González Ferrer, provenientes dos quatro cantos do mundo. No jardim, existem espécies originárias de países como Peru, México, Chile, Estados Unidos, Quênia, Tanzânia, Madagascar e Marrocos.

Na atração, tudo surpreende: os vulcões no entorno do jardim, o moinho reformado que oferece vista panorâmica da obra, os banheiros estilizados e o gracioso café temático, estrategicamente posicionado para salvar turistas na época de calor escaldante.

Além da preocupação em criar um ambiente vivo onde tudo era ruína, o Jardín de Cactus foi erguido como homenagem aos trabalhadores do campo locais, que tinham o árduo trabalho de extrair um parasita chamado cochonilha (Coccus cactos) entre os espinhos das plantas para a produção de corantes, atividade que foi base da economia da ilha por algumas décadas. No entanto, o lugar acabou se tornando, também, uma homenagem para qualquer admirador da natureza.

Jardín de Cactus
Quando: das 10h às 17h45 (durante o verão, entre julho e setembro, o jardim abre às 9h)
Onde: Carretera General del Norte, s/n, 35530 Guatiza, Las Palmas
Quanto: 5,50* euros para adultos (R$ 21,16, em valores convertidos em 08/06/2016)  ou 2,75* euros para crianças de 7 a 12 anos (R$ 10,58, em valores convertidos em 08/06/2016)
Mais informações: www.turismolanzarote.com
 

*Preços pesquisados em junho de 2016 e sujeitos a alterações