Topo

Sabia que a lagoa azul do filme fica na Jamaica? E não é a única da ilha

Adriana Terra

Colaboração para o UOL, da Jamaica*

02/05/2016 20h45

A Jamaica é muito mais que berço do reggae: a ilha caribenha, inclusive, já foi cenário de diversas produções do cinema. Pudera: além da riqueza cultural, o país tem uma série de belezas naturais. 

Turistas fazem passeio de barco na Blue Lagoon, na Jamaica - Andres Leighton/AP - Andres Leighton/AP
Turistas fazem passeio de barco na Blue Lagoon
Imagem: Andres Leighton/AP

Para se ter uma ideia, seu nome (Xaymaca, na língua nativa Arawak) significa “terra da madeira e da água”. Banhada pelo cristalino mar caribenho, é repleta de montanhas, quedas d’água e lagoas de tonalidades que variam entre o turquesa e o azul esmeralda, escondidas em meio a densas florestas tropicais.

Uma delas foi cenário de um clássico filme que fez sucesso na década de 1980: “A Lagoa Azul” (que também teve filmagens nas Ilhas Fiji e Vanuatu, na Oceania), com Brooke Shields. Localizada na cidade turística de Port Antonio, ela vem atraindo cada vez mais viajantes que circulam pelo norte da ilha, região onde resorts disputam espaço à beira-mar. 

Blue Lagoon, em Port Antonio, na Jamaica - Andres Leighton/AP - Andres Leighton/AP
Blue Lagoon, em Port Antonio
Imagem: Andres Leighton/AP

Com cerca de 122m de extensão e 60m de profundidade, essa piscina natural ficou também conhecida por conta de um mergulho de 1954 feito pelo oceanógrafo Jacques Cousteau. Além de influenciar nas mudanças de tonalidade, a combinação da água doce com a água salgada (a lagoa desemboca, por um canal estreito, no mar) faz com que as temperaturas sejam variadas - ou seja, a experiência de nadar ali vale muito a pena.

Além da referência cinematográfica, há ainda uma lenda que envolve o local: a de que um dragão moraria nessas águas. O acesso a Blue Lagoon é gratuito e há passeios de barco que levam a pontos como a Cocktail Beach (onde o filme da década de 1980 “Cocktail”, com Tom Cruise, foi rodado) por cerca de US$ 30 (cerca de R$ 105, em valor convertido no dia 2/5/2016). 

A lagoa Blue Hole não fica para trás no quesito beleza - Adriana Terra/UOL - Adriana Terra/UOL
A lagoa Blue Hole não fica para trás no quesito beleza
Imagem: Adriana Terra/UOL

Tem mais lagoa azul na ilha
Menos famosa, mas de um turquesa igualmente estonteante - resultado da ação das rochas calcárias em seu entorno - é a Blue Hole, localizada em Ocho Ríos, também ao norte. Provavelmente a segunda “lagoa azul” mais visitada da ilha, ela é chamada também de Irie Hole, referência a expressão jamaicana que quer dizer algo como “tudo certo”.

O “irie” não é por acaso: ponto turístico do pessoal mais jovem e/ou menos ligado a atrações abarrotadas de gente, o local é para relaxar. Falando nisso, no caminho você certamente vai encontrar um rastafári vendendo brownies de maconha.

Na área da lagoa, é possível caminhar por trilhas e conhecer diversas piscinas naturais, saltar do alto de pedras ou só observar o brilho do sol nas calmas águas no início da manhã. A dica, aliás, é ir cedo: apesar de ser ainda relativamente escondida, a lagoa já é bem visitada. 

As cores da Blue Hole são resultado da ação de rochas calcárias em seu entorno - Adriana Terra/UOL - Adriana Terra/UOL
As cores da Blue Hole são resultado da ação de rochas calcárias em seu entorno
Imagem: Adriana Terra/UOL

Na Blue Lagoon dá até para andar de caiaque - Andres Leighton/AP - Andres Leighton/AP
Na Blue Lagoon dá até para andar de caiaque
Imagem: Andres Leighton/AP

A Blue Lagoon tem 122m de extensão e 60m de profundidade - Getty Images - Getty Images
A Blue Lagoon tem 122m de extensão e 60m de profundidade
Imagem: Getty Images

Serviço
Blue Lagoon: Port Antonio, norte da ilha. A 20 minutos do centro da cidade, de carro. É possível tanto contratar tours quanto tomar um táxi até o local.
Blue Hole: Thatch Hill Road, Ocho Ríos, norte da ilha. A 15 minutos do centro da cidade, de carro. É possível tanto contratar tours quanto tomar um táxi até o local.

Para se informar sobre transporte público intermunicipal na ilha: www.knutsfordexpress.com.

*A repórter viajou a convite do Moon Palace Resort, com o apoio da Copa Airlines, CVC e do escritório de promoção turística do país.