Topo

Blumenau (SC) tem roteiro para turistas cervejeiros; veja destaques

Rodrigo Casarin

Colaboração para o UOL, de Blumenau (SC)

05/04/2016 20h15

Quem é fã de cevada, malte e lúpulo já sabe: Blumenau (SC) pode ser considerada a capital brasileira da cerveja. A cidade, que fica no Vale do Itajaí e possui pouco mais de 300 mil habitantes, é palco das duas principais celebrações cervejeiras nacionais: a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja.

Além disso, o município possui quatro cervejarias instaladas em seu território, e a quinta já está em construção. Não bastasse, ainda conta com um museu inteiramente dedicado à bebida.

A cidade cresceu com a colonização alemã. Vem daí a paixão pela fermentada, cuja primeira fábrica local que se tem notícia, a Rischbieter Brauerei, foi inaugurada em 1875. Tudo isso faz com que Blumenau seja um destino obrigatório aos apaixonados por cerveja. Confira os destaques.

Bierland e Eisenbahn

Atual fábrica da Bierland, cervejaria inaugurada em 2003 - Rodrigo Casarin/UOL - Rodrigo Casarin/UOL
Atual fábrica da Bierland, cervejaria inaugurada em 2003
Imagem: Rodrigo Casarin/UOL

Uma das mais renomadas cervejarias em Blumenau é a Bierland. Inaugurada em 2003, deu uma guinada em direção a estilos diferentes das habituais Pilsen, Bock e Weiss a partir de 2010.

A dica é programar a visita na hora do almoço, para aproveitar a boa refeição servida no bar anexo à fábrica, onde por R$ 16,90* dá para comer à vontade, além de provar rótulos como a ótima Bierland Vienna.

Outra importante fábrica é a da Eisenbahn, fundada em 2002 e atualmente a mais conhecida da cidade. Adquirida em 2008 pela Schincariol – que mais tarde seria incorporada à Brasil Kirin, braço tupiniquim da multinacional japonesa, ainda produz alguns de seus rótulos, que também estão disponíveis no bar do lugar.

Container

Chope da Container sendo servido no pub anexo à fábrica - Rodrigo Casarin/UOL - Rodrigo Casarin/UOL
A fábrica da Container abriga também um pub
Imagem: Rodrigo Casarin/UOL

Fica localizada a menos de 1km da Bierland. Essa novata nasceu em 2014 com uma missão um tanto árdua: produzir receitas da escola inglesa em uma terra profundamente acostumada aos hábitos germânicos.

O pub construído anexo à fábrica é de um capricho difícil de se encontrar em cervejarias nacionais. Já a ambientação é típica dos tradicionais bares ingleses, com direito a cabine telefônica londrina e balcão de madeira, onde o cliente pode se acomodar para tomar sua cerveja enquanto escuta um bom rock.

As paredes também são decoradas com preciosidades arrematadas em leilões por um dos sócios do lugar. Incluem, por exemplo, uma camiseta de basquete assinada por Oscar Schmidt e uma guitarra com autógrafos dos integrantes da banda AC/DC. À meia-luz, os clientes ainda podem observar toda a fábrica onde são feitas receitas variadas, como uma Fruit Beer com açaí e goiaba e uma Dry Stout, que honra o estilo que ficou famoso por conta da Guinness.

Wunder e Blumenau

A cervejaria é uma das que ainda optam por rótulos tradicionais - Reprodução/Site oficial - Reprodução/Site oficial
A cervejaria é uma das que ainda optam por rótulos tradicionais
Imagem: Reprodução/Site oficial

Instalada em uma charmosa casa de estilo alemão, a Wunder nasceu em 2007 e atualmente opta por manter sua linha abastecida apenas com rótulos convencionais. Os visitantes, por exemplo, encontrarão em suas torneiras um chope lager claro, um escuro, cerveja de trigo e uma mistura de cerveja com vinho.

Já com a responsabilidade de levar consigo o nome da cidade, a Blumenau trabalha para que sua fábrica, instalada em um terreno de 6 mil m² e planejada para a produção de 90 mil litros por mês, esteja pronta até julho de 2016, após um investimento de R$ 4 milhões.

Também será construído um restaurante para 160 pessoas, que contará com um deck externo e servirá pratos de culinária contemporânea, além de cervejas como a Capivara Little IPA, premiada no concurso Brussels Beer Challenge (Bélgica), e a Blond Ale Frida, que já são fabricadas pela marca por indústrias parceiras.

Bier Vila

Com localização privilegiada, serve de ponto de encontro dos cervejeiros - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Com localização privilegiada, serve de ponto de encontro dos cervejeiros
Imagem: Reprodução/Facebook

Bar cervejeiro mais famoso da cidade, fica dentro do Parque Vila Germânica, onde acontecem a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, exatamente em frente à entrada dos pavilhões principais.

Com essa localização privilegiada, serve de ponto de encontro para aqueles que aproveitam as torneiras de chope – que em certas ocasiões podem chegar a 30 – enquanto aguardam a hora dos portões abrirem.

Museu da cerveja

O Museu da Cerveja registra a história da bebida na cidade de Blumenau. - Denise de Almeida/UOL - Denise de Almeida/UOL
O Museu da Cerveja registra a história da bebida na cidade de Blumenau
Imagem: Denise de Almeida/UOL

Pela importância da bebida na trajetória da cidade, a cerveja merecia um museu maior e mais caprichado. Ainda assim, a visita vale para conhecer um pouco da história das primeiras cervejarias e cervejeiros do lugar, além de ver de perto antigos instrumentos para a fabricação da fermentada, como tonéis de madeira (foto), instrumentos rudimentares para medições e uma geladeira que, para gelar algo, precisava receber uma enorme pedra de gelo.

A parte dedicada à Oktoberfest, com canecas históricas da festa e as chopeiras manuais – que exigiam que o chope fosse bombeado - usadas na primeira edição do evento, em 1984, também têm seu charme.

Cristal Blumenau

A Cristais Blumenau é a responsável pela fabricação de diversos copos personalizados de pequenas cervejarias brasileiras - Rodrigo Casarin/UOL - Rodrigo Casarin/UOL
Empresa produz copos personalizados de pequenas cervejarias brasileiras
Imagem: Rodrigo Casarin/UOL

Um dos trunfos de Blumenau para o turismo cervejeiro é contar com opções diferentes do binômio cervejaria-bar. Dentre esses pontos raramente vistos nos circuitos relacionados à bebida está a fábrica da Cristal Blumenau, responsável pela produção dos copos de diversas microcervejarias do país.

Se o visitante chegar até umas 10h, poderá ver profissionais fundindo a matéria-prima do cristal em enormes fornos. Em seguida, funcionários sopram o produto ainda em temperatura elevadíssima, que se assemelha a uma pequena bola de fogo, para que ele tome a forma desejada. É um belo processo completamente artesanal, que nos remete a séculos passados.

*Preço pesquisado em março de 2016