Viagem

Roteiros gastronômicos

Para cervejeiros: seis locais para beber artesanais na capital alemã

Rafael Mosna

Colaboração para o UOL, em Berlim*

19/02/2016 17h24

A Alemanha é o quarto país do mundo que mais consome cerveja por pessoa. São 104,7 litros per capita, em média, por ano, que a deixam coladinha com a Áustria (em 3º, com 104,8l), e atrás de, acredite, Ilhas Seychelles (em 2º, com 114,6l) e da República Tcheca (em 1º, com 142,6l). Como comparação, os brasileiros bebem 68,3 litros e estão no 26º lugar, segundo o ranking de 2014 da Kirin Beer University Report.

A cultura de beber (bastante) é antiga em território alemão, mas a explosão da produção de cerveja artesanal em Berlim é considerada recente. Embora a todo vapor, ainda é comum ver as mesmas cervejas, aquelas vendidas pelas grandes marcas, na maioria dos bares e restaurantes.

Para ajudar o viajante a encontrar rótulos menos conhecidos, o UOL esteve na capital alemã e visitou seis locais onde dá para tomar uma boa cerveja artesanal.

Rafael Mosna/UOL
Imagem: Rafael Mosna/UOL

Hops & Barley

Próximo ao Neue Heimat, a cervejaria com cadeiras de auditório e tanques à mostra é um bom lugar para sentar, beber e jogar conversa fora ao som ambiente - que incluiu, ao menos no dia que este repórter visitou, bandas como The Strokes e Black Keys. Entre os chopes de fabricação própria, experimente o de trigo, bem frutado, e a pale ale. Fica na Wühlischstraße 22/23 e é possível agendar visitas guiadas (por 5 euros; R$ 22,40, em conversão do dia 19/2/2016). Site.

Rafael Mosna/UOL
Imagem: Rafael Mosna/UOL

Kaschk

Relativamente novo, é um misto de cervejaria e café artesanais, com croissant, bolos, cookies e lanches para forrar o estômago. Tocado por dois noruegueses, tem um quê alternativo e pode ser visitado tanto para café da manhã quanto para a hora da cerveja. Entre as servidas, há double IPA, pilsen e berlinerweisse. Fica na Linienstraße 40. Site.

Rafael Mosna/UOL
Imagem: Rafael Mosna/UOL

Vagabund Brauerei

Fora do circuito turístico, o bar oferece quatro opções de cervejas próprias em chope, como a “american wheat” (uma cerveja de trigo lupulada), american pale ale e imperial IPA. Em um ambiente simples, com algumas mesas na calçada, tem um extenso menu de cervejas engarrafadas nacionais e internacionais, separadas por “sabor”. Fica na Antwerpener Str. 3. Site.

Rafael Mosna/UOL
Imagem: Rafael Mosna/UOL

Pfefferbräu

Localizada em Prenzlauer Berg, um antigo distrito que abrigava cervejarias berlinenses, tem uma ampla área externa com mesas. Com três opções de cerveja própria em chope, chamadas clara, escura e de trigo, também oferece menu que inclui pratos tradicionais. Fica na Schönhauser Allee 176. Site.

Reprodução/facebook.com/HEIDENPETERS
Imagem: Reprodução/facebook.com/HEIDENPETERS

Heidenpeters

Vendem suas cervejas - como a Thirsty Lady (de estilo american pale ale), a pale ale, framboise e a IPA - no Markethalle Neun (Eisenbahnstr. 42/42), um pequeno mercado com várias opções gastronômicas. Site.

Reprodução/bierlieb.com
Imagem: Reprodução/bierlieb.com

Bierlieb

Fazem degustações e dão aulas para quem quer se aventurar no mundo da produção de cerveja caseira. Dá para encontrar uma boa seleção de bebidas e também as criações da microcervejaria. Fica na Petersburger Str. 30. Site.

*O jornalista viajou com o apoio do visitBerlin

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Roteiros gastronômicos

Topo