Topo

Chegar em algumas praias no sul da Bahia? Só se for a pé ou de bicicleta

Eduardo Vessoni

Colaboração para o UOL, em Porto Seguro

09/02/2016 17h14

Muita disposição e um pouco de preparo físico. Essas são as características ideais para quem quer conhecer os muitos segredos de Porto Seguro, localizada no extremo sul da Bahia. Isso porque só é possível chegar em algumas das mais belas praias da região a pé ou de bicicleta.

Tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e conhecida como berço da história do Brasil, a cidade abrange uma área de mais de 2.400 km² e se divide em distritos, como Arraial d'Ajuda, Trancoso, Vale Verde e Caraíva.

UOL fez uma seleção de praias isoladas no sul da Bahia, para quando você quiser ter a sensação de ser o único ser humano no local. Separe o tênis – ou a bicicleta, e vem com a gente!

Parada para banho na lagoa do Rio da Barra, formada por uma foz que recebe caminhantes ou ciclistas exaustos, cujos acessos podem ser pelas praias do sul de Arraial d'Ajuda ou pela Praia dos Nativos, em Trancoso, no sul da Bahia - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Rio da Barra
Fica a apenas 2km de Trancoso, mas longe o suficiente da movimentação neo hippie do Quadrado. A praia está na divisa com Arraial d'Ajuda e seu acesso só é permitido a pé ou para quem estiver hospedado em estabelecimentos locais, como o Terravista Vilas Trancoso ou Txai Terravista.

Trata-se de um dos endereços mais impactantes, sem dúvida, de todo o roteiro pelo sul da Bahia. Sua paisagem é formada por falésias coloridas e a foz do rio que recebe caminhantes ou ciclistas exaustos.

#ficaadica: Após chegar, descanse em uma das refrescantes piscinas naturais que se formam em frente ao mar, rodeadas por bancos de areia.

De areia fofa e mar esverdeado, Jacumã é considerada uma das praias mais desertas do litoral sul da Bahia - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Jacumã
Uma vez cruzado o rio dos Frades, em direção sul, os aventureiros chegam a essa praia de águas mansas e recortada por oportunos coqueiros beira-mar. De areia fofa e mar esverdeado, o local é considerado uma das praias mais desertas da região.

#ficaadica: Para ampliar o roteiro, siga até a Barra do Rio dos Frades (1km, ao norte) e para as praias do litoral sul de Trancoso. Programe-se para visitar a região durante a maré baixa.

Localizada a 2h30 de caminhada de Itapororoca, em Trancoso, a Barra do Rio dos Frades exige travessia de rio para seguir viagem, em direção ao sul da Bahia - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Barra do Rio dos Frades
Prepare-se para um dos visuais mais impressionantes do litoral sul da Bahia. Não apenas por sua faixa de areia isolada, onde carros ficam bem longe, mas também pelo encontro entre o mar e o rio que dá nome ao local.

Endereço de pescadores que moram na região, a Barra tem bancos de areia rasgados por águas calmas e refrescantes, porém mais turvas, devido à presença de mangues e rios, cuja travessia é realizada por barquinhos conduzidos pela própria população ribeirinha.

#ficaadica: De correnteza forte, o rio exige a contratação de barqueiros locais para chegar até a margem seguinte.

O trekking bem sinalizado de 11km, entre a Praia do Espelho e Caraíva, leva a Juacema, praia isolada de poucas ondas, areia batida e piscinas naturais rodeadas  - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Juacema
O trekking bem sinalizado de 11km, entre a Praia do Espelho e Caraíva, leva a esse ponto isolado de poucas ondas, areia batida e piscinas naturais rodeadas por recifes de corais, em uma área de Mata Atlântica intocada.

Destaque para o paredão de falésias que acompanha durante boa parte do trajeto, e para as lagoas de água doce como a do Satu, com peixinhos que costumam se aproximar dos raros visitantes que desembarcam ali.

Fica a 3km de Caraíva e, para quem vem desse vilarejo rústico, serve como parada para recarregar as energias, antes de encarar a trilha sobre uma falésia e com chão irregular em direção à Praia do Espelho, no sentido norte.

#ficaadica: Não deixe de levar itens como lanches de trilha, muita água e protetor solar para curtir esse ambiente isolado e com poucas áreas de refúgio.

formado por areias mais fofas e mata quase intocada - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Itapororoca
Essa praia abrange um longo trecho isolado de areia entre Trancoso e a Praia do Espelho. Possui águas esverdeadas que costumam atrair surfistas na temporada de ondas fortes, em pleno inverno.

Fica diante de um condomínio fechado e tem 9km de extensão, aproximadamente, com um cenário formado por areias mais fofas e mata quase intocada. A caminhada partindo da praia dos Coqueiros, em Trancoso, dura em média uma hora. Já quem sai da Praia do Rio Verde leva cerca de 40 minutos.

#ficaadica: Programe-se ir durante a maré baixa, quando as águas calmas formam piscinas naturais entre pedras e barreiras de corais.

Localizada no litoral sul da Bahia, entre Trancoso e a Praia do Espelho, Itaquena se encontra na Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades, uma área de proteção ambiental que ocupa 894 hectares de restinga, mangue e floresta - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Itaquena

Cercada por mata nativa, esse pedaço de paraíso tem mar de tons esverdeados e areia branquinha, cujas partes mais rasas contam com piscinas naturais, em períodos de maré baixa.

A praia se encontra na Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades, uma área de proteção ambiental que ocupa 894 hectares de restinga, mangue e floresta.

#ficaadica: Perfeita para caminhadas, essa praia selvagem é frequentada por surfistas atrás de suas ondas fortes, sobretudo em julho e agosto.

* O jornalista viajou com o apoio da Bahia Active