Topo

Roteiro de carro nos arredores de Fortaleza tem praias que foram cenário de novelas

Adriana Terra

Colaboração para o UOL, no Ceará*

21/10/2015 18h56

Um dos destinos brasileiros que nunca sai da rota de viajantes é o Ceará, Estado com 573 km de um litoral que mistura cenários de dunas branquinhas, mar esverdeado e impressionantes falésias.

Aos que estão em busca de dias tranquilos em frente ao mar, a cidade de Fortaleza, quinta maior capital do país e o quarto destino mais procurado pelos brasileiros, pode parecer urbana demais - e talvez seja mesmo, mas bastam alguns minutos de estrada, a leste ou oeste, para encontrar cenários mais calmos que compõem hoje diversos roteiros turísticos na região.

Partindo da capital cearense rumo a oeste, em cerca de 45 minutos é possível chegar a Cumbuco. Situada a 35 km de Fortaleza, no município vizinho de Caucaia (nome de origem indígena que significa “mato queimado”), a praia atrai principalmente praticantes de kitesurfe. Também é bastante frequentada aos fins de semana por moradores de Fortaleza, por conta da proximidade com a capital.

Por lá, além de se aventurar no esporte é possível fazer passeios de jangada, andar de buggy pelas dunas ou apenas curtir um mergulho nas águas quentes do litoral cearense. Apesar de receber muitos turistas, contando com vasta infraestrutura de hospedagem e restaurantes, ainda é possível encontrar nos arredores pedaços de areia tranquilos.

Já a leste de Fortaleza, a chamada Rota das Falésias é composta de praias e cenários impressionantes. Beberibe se encontra no meio dela, a 91 km da capital. Acostume-se com o "filtro" alaranjado da região, de pouca vegetação e muito sol - o Ceará tem cerca de 93% de seu território inserido na porção do semi-árido nordestino.

Falésias de Morro Branco, no litoral leste cearense - Adriana Terra/UOL - Adriana Terra/UOL
Falésias de Morro Branco, no litoral leste cearense
Imagem: Adriana Terra/UOL

Neste município, a pouco mais de uma hora de Fortaleza, a praia de Morro Branco é a grande estrela. Foi cenário de novelas (“Tropicaliente” e “Final Feliz”, da Globo), minissérie (“Sansão e Dalila”, da Record), filme (“O Noviço Rebelde”, com Renato Aragão) e programa de TV (o também global “No Limite”). Como é de se esperar, a visibilidade trouxe para a região muitos turistas e mudanças nas últimas décadas.

Por lá, é possível caminhar pelos labirintos formados em meio às enormes falésias avermelhadas. Foi desta formação rochosa esculpida pelo mar que um dia saíram as areias coloridas que enchiam garrafas de vidro em paisagens desenhadas por artistas locais. Hoje, a diretriz é usar areia colorida artificialmente para o ofício, informa um guia, já que a retirada de material, somada a intensa circulação de pessoas, intensificou a erosão das falésias.

Além deste artesanato, uma feira no pequeno vilarejo tem delicadas peças de renda de bilro (herança portuguesa na região) e bordado: caminhos de mesa, vestidos, camisas. Aos mais interessados no assunto, vizinho dali está o município de Cascavel, com uma conhecida comunidade de artesãos. Não atropele o passeio pelo local indo direto conhecer as falésias: neste centrinho de Morro Branco, aproveite para bater um papo com esses artistas. A alguns passos da feira estão uma igreja e a chamada "praça da Mentira", onde os pescadores do vilarejo contam os seus "causos", segundo reza a lenda.

Passeios até a chamada gruta da Mãe D'Água, caminhadas até o morro onde se encontra o mirante (para ver o sol nascer ou se pôr), visita a praia das Fontes e um mergulho no encontro do Rio Choró com o mar são outras atrações populares em Beberibe.

Graças à proximidade com a capital, esses passeios podem ser feitos em viagens bate-volta, mas se tiver tempo vale a pena reservar mais dias para curtir o ritmo local. Na região, há hospedagens para bolsos e estilos variados - de pousadinhas a resorts - e moradores que alugam casas e quartos, boa opção para quem deseja fazer uma imersão maior por ali.

A quem tem vontade de ir mais longe no roteiro, a chamada Rota das Falésias segue até Icapuí, onde os paredões chegam a 45m de altura.

Serviço:
www.portalcumbuco.com.br
http://beberibe.ce.gov.br

*A jornalista viajou a convite da CVC Viagens, GOL Linhas Aéreas, redes hoteleiras Carmel e GJP Hotéis & Resorts.