Viagem

Destinos dos famosos

Vai para Santiago? Confira as dicas de Agatha Moreira para economizar

Raisa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quando trabalhava como modelo, Agatha Moreira passou três meses morando em Santiago, no Chile. A temporada fez a intérprete da Giovanna de "Verdades Secretas", exibida pela TV Globo, aprender espanhol e desenvolver um certo favoritismo pelo país. Em entrevista ao UOL Viagem, ela conta como economizar na capital chilena e ainda indica o passeio que mais gostou.

Estevam Avellar/TV Globo
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Segundo Agatha, se uma viagem do tipo está em seus planos, o primeiro passo é escolher uma hospedagem mais próxima do cotidiano. Ou seja, nada de hostel ou hotel. "Vale muito a pena em qualquer tipo de viagem alugar um espaço, pois os valores são bem mais baratos do que no Brasil", destaca a atriz, que morou em uma casa em Providência, um dos bairros mais charmosos de Santiago.

Na hora de economizar com as refeições, ela indica diminuir as idas aos restaurantes e tentar uma vivência mais real. Como sugestão, cita as famosas empanadas de rua, que são encontradas em qualquer esquina e custam em torno de R$ 2. "Já os sanduíches com avocado, o abacate chileno, também são bem tradicionais na região. Quase tudo costuma vir acompanhado da fruta, até os sanduíches do Mc'Donalds", avisa.

Aproveitando a neve
Agatha viajou sozinha, fato que gera insegurança em boa parte dos que planejam algo do tipo. No entanto, ela explica que dá para curtir bastante a cidade mesmo que esteja desacompanhado. "As pessoas te recebem muito bem, são muito solícitas, e os lugares encantadores", diz.

Arquivo pessoal
Agatha Moreira esquia na estação de Valle Nevado Imagem: Arquivo pessoal

Para a atriz, a melhor época de conhecer a capital chilena é no meio do ano, quando a temperatura fica entre 3ºC e 16ºC. "O legal é curtir o frio, que é bem forte e muito gostoso", afirma.

Neste período, o lugar também se torna perfeito para a prática de esportes no gelo, com direito a três estações de esqui localizadas nos arredores da cidade. Foi na de Valle Nevado, a mais próxima e conhecida delas, que Agatha descobriu o snowboard. "Nunca amei tanto um esporte quanto esse. Fui cinco vezes", conta.

Pagando por um ticket diário de cerca de R$ 160, ela diz ser possível fazer uma aula com direito a empréstimo do equipamento e tempo para a prática. A estação fica localizada a 60km do aeroporto internacional de Santiago e a alta temporada acontece em agosto, mas até meados de outubro o local está aberto e recebe visitantes.

Mais dias
Para as compras de inverno, a atriz indica duas lojas de departamento facilmente encontradas na cidade: Ripley e Falabella. "Elas são ótimas e vale muito a pena investir em roupas e objetos para a casa nelas, pois os preços são bem acessíveis".

De toda a experiência, a atriz se arrepende apenas de não ter prolongado a estada para conhecer o outro extremo do país. "Lamento por não ter ido ao Deserto do Atacama, porque era muito perto de onde eu estava, mas não tinha mais tempo e nem grana para isso", explica.

Ainda assim, os três meses foram suficientes para melhorar sua compreensão do idioma. Segundo a atriz, programar este tipo de viagem é possível até para quem não tem a mínima noção de espanhol. "Não precisa se preocupar, pois eles entendem a gente e dá para todo mundo se virar", ressalta. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo