Topo

Vai para Santiago? Confira as dicas de Agatha Moreira para economizar

Raisa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2015 06h58

Quando trabalhava como modelo, Agatha Moreira passou três meses morando em Santiago, no Chile. A temporada fez a intérprete da Giovanna de "Verdades Secretas", exibida pela TV Globo, aprender espanhol e desenvolver um certo favoritismo pelo país. Em entrevista ao UOL Viagem, ela conta como economizar na capital chilena e ainda indica o passeio que mais gostou.

Ágatha Moreira vive a arrogante Giovanna em "Verdades Secretas" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Segundo Agatha, se uma viagem do tipo está em seus planos, o primeiro passo é escolher uma hospedagem mais próxima do cotidiano. Ou seja, nada de hostel ou hotel. "Vale muito a pena em qualquer tipo de viagem alugar um espaço, pois os valores são bem mais baratos do que no Brasil", destaca a atriz, que morou em uma casa em Providência, um dos bairros mais charmosos de Santiago.

Na hora de economizar com as refeições, ela indica diminuir as idas aos restaurantes e tentar uma vivência mais real. Como sugestão, cita as famosas empanadas de rua, que são encontradas em qualquer esquina e custam em torno de R$ 2. "Já os sanduíches com avocado, o abacate chileno, também são bem tradicionais na região. Quase tudo costuma vir acompanhado da fruta, até os sanduíches do Mc'Donalds", avisa.

Aproveitando a neve
Agatha viajou sozinha, fato que gera insegurança em boa parte dos que planejam algo do tipo. No entanto, ela explica que dá para curtir bastante a cidade mesmo que esteja desacompanhado. "As pessoas te recebem muito bem, são muito solícitas, e os lugares encantadores", diz.

Agatha Moreira esquia na estação de Valle Nevado, no Chile - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Agatha Moreira esquia na estação de Valle Nevado
Imagem: Arquivo pessoal

Para a atriz, a melhor época de conhecer a capital chilena é no meio do ano, quando a temperatura fica entre 3ºC e 16ºC. "O legal é curtir o frio, que é bem forte e muito gostoso", afirma.

Neste período, o lugar também se torna perfeito para a prática de esportes no gelo, com direito a três estações de esqui localizadas nos arredores da cidade. Foi na de Valle Nevado, a mais próxima e conhecida delas, que Agatha descobriu o snowboard. "Nunca amei tanto um esporte quanto esse. Fui cinco vezes", conta.

Pagando por um ticket diário de cerca de R$ 160, ela diz ser possível fazer uma aula com direito a empréstimo do equipamento e tempo para a prática. A estação fica localizada a 60km do aeroporto internacional de Santiago e a alta temporada acontece em agosto, mas até meados de outubro o local está aberto e recebe visitantes.

Mais dias
Para as compras de inverno, a atriz indica duas lojas de departamento facilmente encontradas na cidade: Ripley e Falabella. "Elas são ótimas e vale muito a pena investir em roupas e objetos para a casa nelas, pois os preços são bem acessíveis".

De toda a experiência, a atriz se arrepende apenas de não ter prolongado a estada para conhecer o outro extremo do país. "Lamento por não ter ido ao Deserto do Atacama, porque era muito perto de onde eu estava, mas não tinha mais tempo e nem grana para isso", explica.

Ainda assim, os três meses foram suficientes para melhorar sua compreensão do idioma. Segundo a atriz, programar este tipo de viagem é possível até para quem não tem a mínima noção de espanhol. "Não precisa se preocupar, pois eles entendem a gente e dá para todo mundo se virar", ressalta.