Topo

Miami cultural: Dani Valente faz roteiro de arte com os pequenos

Raisa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/08/2015 07h00

Meca dos novos-ricos? Destino retrô e cultural dos Estados Unidos? Miami é um local que divide opiniões. Há quem perceba a cidade como um lugar-ostentação, com outlets por todos os lados e um transporte público pouco funcional, mas a cidade ganhou fama mesmo por estar diretamente associada ao consumo.

A atriz dá dicas de roteiros bem família na cidade americana - Cauiá Franco/TV Globo e Getty Images - Cauiá Franco/TV Globo e Getty Images
Imagem: Cauiá Franco/TV Globo e Getty Images

Para aqueles que não curtem este estilo de vida, como Daniele Valente, atriz do humorístico “Tomara que Caia”, o local foi se transformando a cada ida. "Eu nunca gostei muito, mas depois de minha última viagem, em dezembro, adorei", conta.

As compras não foram o ponto alto de seu roteiro – ela pertence ao grupo de mulheres desapegadas das tendências e com preguiça de consumir roupas. "Não sou chegada. Na verdade, odeio. Compro mais produtos de beleza, que aqui no Brasil não compensa muito."

Hoje, ela prefere dedicar seu tempo à família e à cidade em questão. "A gente vai amadurecendo e percebe o valor das coisas. Agora, quando viajo é para passear e curtir a minha família”, revela.

A atriz conta que o que encontrou de melhor não tem nada a ver com compras desmedidas. "A cidade oferece exposições muito interessantes, artes com grafite... não encaro Miami como a cidade das compras, acho que ela está cada vez mais cultural." 

Abaixo, ela indica um roteiro para fazer com os pequenos:

Design District : A cena cultural da cidade vem se transformando e por isso é bom estar atento à programação. “Não deixe de passar por lá para visitar as galerias de arte”.

Miami Children's Museum: É o ponto alto para quem tem filhos. Com exibições interativas e programação intensa de arte, cultura e comunicação, o espaço é perfeito para os dias de chuva na cidade. "Recomendo muitos, pois dá para passar um dia inteiro ali. Minha filha tem quatro anos e ama museus. Achei lindo o interesse dela por tudo ", conta, antes de completar: "O ideal é chegar cedo, aproveitar com calma e não deixar de levar um lanche para as crianças".

Quando ir? A atriz acredita que o ideal é tentar tirar suas férias entre maio e setembro. "São meses em que temperaturas estão mais amenas e você não precisa levar tanta roupa na mala". Para se locomover pela cidade, ela indica... o celular! "Compre um chip local para ter internet a mão e acessar aplicativos como Google Maps e Citymapper. Eles tornam qualquer cidade infinitamente mais prática", ressalta.