Topo

Comer, voar e comprar: Tiago Abravanel dá seu roteiro perfeito na Turquia

Raisa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/06/2015 17h29

O ator e cantor Tiago Abravanel conheceu a Turquia durante as gravações da novela "Salve Jorge". A viagem se tornou memorável por diversos motivos. "Foi um lugar muito legal de visitar, porque a cultura é completamente diferente, parece que você está em outro mundo", conta o ator, que esteve em Istambul e na Capadócia.

O ator Tiago Abravanel dá dicas para um roteiro perfeito pela Turquia - Destino dos famosos UOL Viagem - Getty Images/Reprodução/Instagram - Getty Images/Reprodução/Instagram
Imagem: Getty Images/Reprodução/Instagram

Para quem está programando uns dias entre os turcos, Tiago dá as dicas e conta o que viu de melhor. "Lembro que comi alguns pratos com carne de carneiro e foi o melhor corte que eu já comi na vida. A carne de carneiro deles é muito boa", relembra.

"Um passeio que todo mundo que vai tem que fazer é visitar a Capadócia e andar de balão", indica. O clássico voo que colore o céu é promovido por diversas empresas, que oferecem transfer, café da manhã e o passeio por até duas horas no ar.

Tiago também destaca o comportamento caloroso dos locais, perceptível mesmo em outra língua. "Quem for lá, tem que se misturar com os turcos. Eles são muito receptivos e bastante solícitos, independente de você saber o idioma deles", brinca.

Para comprovar a forma como eles se relacionam e negociam, vale a ida ao Grande Bazar. "Como fui trabalhar também, levei todos os tipos de roupa na minha mala, para todas as ocasiões. Mas lá eu fiz um monte de compra. Trouxe vários tecidos e algumas jóias para minha mãe e tias".

Para ele, a mistura dos tempos é o que faz da viagem a Turquia uma experiência impactante. "O universo cosmopolita daquele lugar é incrível. Você vê coisas muito antigas e muita gente moderna no mesmo lugar e eles não têm nenhum problema com isso", reflete.

A melhor época para visitar o país é entre abril e agosto. Na alta temporada, embora as cidades fiquem cheias, as chuvas dão trégua e o calor recebe melhor os brasileiros.