Viagem

Ecoturismo

Eriberto Leão indica a Chapada dos Guimarães para contato com a natureza

Raísa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/03/2015 08h00

Se a ideia é viajar e relaxar, o ator Eriberto Leão logo se lembra da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. "Lá é o centro geofísico da América do Sul e tem uns cânions que eu nunca tinha visto no Brasil. Tem uma cadeia de montanhas que é linda", conta. As surpresas já começam na estrada, que é ligada por Cuiabá. "Indo de carro, o visual é incrível. No caminho você já começa a ver as formações rochosas."

Reprodução/Instragram
Eriberto Leão curte cachoeira na Chapada dos Guimarães Imagem: Reprodução/Instragram

A Chapada é inspiradora e arrebata ao extremo. Foi lá que Caetano Veloso compôs a música "Um Índio" e, para Eriberto, esta vibração é o que faz de lá um lugar oportuno nos dias livres. "É único, muito revigorante", pontua. 

Toda esta grandeza fez com que o ator se tornasse frequentador, desde o réveillon de 2008, quando se alumbrou na imensidão que faz lembrar o quanto a humanidade é mínima. "É mágico! Vou para lá direto, porque é um lugar muito tranquilo, onde a natureza mostra sua força e majestade". Assim, entrega o que a chapada tem de melhor. "Para mim, são os lugares em que a natureza impera e podemos ter essa conexão."

Nobres, perto da Chapada, está na lista das paisagens deslumbrantes. "É uma região que faz parte de Bonito e tem uns rios de água cristalina que valem muito a visita". Com uma variedade ampla de peixes de água doce, a imersão na gastronomia local também é imprescindível. "Quem visitar deve provar, porque são deliciosos. Também acho interessante o artesanato local", completa.

O clima leve entre os locais, focado no cultivo do espaço, se torna um agradável choque de realidade. "As pessoas são muito tranquilas e orgulhosas do local em que vivem. O Mato Grosso, por sinal, está de parabéns pela beleza natural e pelo momento político em que vive, com espaço para debater as questões da natureza."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo