Topo

Vale dos Dinossauros, em Foz do Iguaçu, é opção de passeio com crianças

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Foz do Iguaçu (PR)*

07/01/2015 07h30

Já não bastasse abrigar as maiores quedas-d’água em volume e uma das mais importantes hidrelétricas do planeta, Foz do Iguaçu agora flerta com um dos temas que mais fascinam as crianças: dinossauros. Por isso, o destino é boa aposta para divertir quem viaja com a garotada, principalmente nas férias.

Embora a região de Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, não tenha registrado fosseis pré-históricos e nenhuma outra referência arqueológica do gênero, o museu funciona como mais uma opção de entretenimento nessa região que, em 2013,  recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes.

Inaugurado em junho de 2014, o Vale dos Dinossauros está situado em plena Avenida das Cataratas, em uma área de 70 mil m² - que abriga também o Museu de Cera Dreamland (há ingressos de formato “combo”, para aproveitar ambos com desconto no preço).

A atração conta com 20 espécies diferentes de dinossauros, em tamanho natural, que estão expostos ao ar livre, ao longo de uma trilha curta.

Os animais em exibição são bonecos animatrônicos de espuma, vindos dos Estados Unidos, que simulam os movimentos e os ruídos originais daqueles bichos extintos da Terra há milhões de anos.

Fãs do assunto devem gastar longas horas percorrendo o bosque local entre tipos como carnotauro, protocerátopo, parassaurolofo e o tiranossauro, o famoso T-rex que fica logo na entrada do local e possui uma altura de 6,5 metros.

Mas o destaque do parque é o giganotossauro, o enorme carnívoro - de 13m de altura e 22m de comprimento, incluindo a cauda - que viveu na Terra durante o período Cretáceo, há 100 milhões de anos, em regiões da América do Sul como a Patagônia.

Embora esteja em território nacional, a atração não contempla a exibição de espécies encontradas no Brasil e parece ter se inspirado apenas nos animais mais famosos das produções hollywoodianas. Bem que os grandalhões brasileiros como o iguanodonte da Paraíba e o plateossauro, encontrado no vizinho Rio Grande do Sul, poderiam também recepcionar forasteiros no mais internacional dos destinos brasileiros!

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Foz do Iguaçu a convite da CVC

SERVIÇO
Vale dos Dinossauros
Avenida das Cataratas, 8100, Bairro Remanso Grande, Foz do Iguaçu
Diariamente, das 8h às 19h
https://www.facebook.com/ValedosDinossaurosFoz

Site do turismo de Foz do Iguaçu
www.iguassu.com.br