Topo

De museus a passeio de bike, Regiane Alves indica o melhor de San Francisco

Raísa Carlos de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/12/2014 08h00

Regiane Alves adora viajar e, recentemente, se encantou com um dos mais famosos cartões-postais dos Estados Unidos. "Há uns dois anos, fiz uma viagem bem bacana pela Califórnia, especialmente por San Francisco", conta a atriz, que esteve na cidade em outubro, época em que as temperaturas começam a baixar.

Entre suas dicas, estão os passeios de bicicleta, que permitem visões da cidade desde ângulos únicos. "Aluguei uma bicicleta, cruzei a Golden Gate e fui até o outro lado de Sausalito, uma cidade pequenininha de onde se vê San Francisco por outro ponto de vista. É um passeio imperdível".

A atriz adorou explorar os ângulos inusitados de San Francisco - Claudio Andrade/Photo Rio News - Getty Images - Claudio Andrade/Photo Rio News - Getty Images
A atriz adorou explorar os ângulos inusitados de San Francisco
Imagem: Claudio Andrade/Photo Rio News - Getty Images

Mesmo um pouco insegura, Regiane fez o clássico passeio turístico no bondinho de San Francisco. "Adorei, apesar de ficar com um pouco de medo. Daria a dica para as pessoas sentarem mais para fora, para ver melhor a cidade."

Cultura e comprinhas

Dois museus de San Francisco entusiasmaram Regiane: o California Academy of Science e o MOMA.

O primeiro está localizado no Golden Gate Park. "É um museu de história de ciências e foi muito legal, tinha uma floresta tropical pra você conhecer. Dentro de uma das partes tem uma bolha, com borboletas soltas, que pousam em você. É bem bacana."

Já o MOMA está na cidade em uma versão compacta, se encaixando facilmente entre outras programações. "É menor que o de Nova York e é bem gostoso. Não é um museu no qual você fica 30 horas, mas tem muita coisa interessante e a lojinha de lá é incrível."

Na hora das compras, a lista da atriz é grande: começa pela loja da Vans, que recebe produtos exclusivos por ser uma marca local. "Tem tênis e uma linha feminina muito grande". Para quem gosta de lojas de departamento, ela antecipa que as coleções chegam à Califórnia com uma estética muito própria. "GAP, H&M, Forever 21... Todas as redes famosas têm outra pegada lá. Coleções com roupas diferentes das que eu vi em outros lugares dos Estados Unidos."

O Ferry Building Marketplace, uma espécie de mercado municipal, também está entre os percursos imperdíveis. "É um lugar super gostoso pra passear, tem muita comida orgânica, natureba. Há também várias lojas de coisas pra casa. Lugares vendendo sorvete, o ambiente é muito gostoso". E como não dá para ir aos Estados Unidos sem passar por uma hamburgueria, Regiane indica a Zuni. "Tem um dos melhores hambúrgueres de San Francisco", define. A lanchonete fica na Market Street, 1658.