Topo

Foz do Iguaçu tem mais que belezas naturais: conheça museu de cera da cidade

Eduardo Vessoni

Do UOL, de Foz do Iguaçu (PR)*

10/10/2014 21h59

Conhecido como um dos destinos mais procurados entre os estrangeiros que desembarcam no Brasil e dono de algumas das atrações naturais mais cobiçadas do país, Foz do Iguaçu se renova a cada temporada e vai além dos endereços clássicos desse destino no extremo oeste do Paraná.

Mas a cidade tem atrações que vão além das Cataratas do Iguaçu e dos vertedouros da hidrelétrica de Itaipu. Inaugurado em junho de 2014, o Museu de Cera de Foz é uma das mais novas experiências turísticas desse destino que, só em 2013, recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes.

Localizado em uma área de 70 mil m², o museu Dreamland abriga 79 estátuas de cera de figuras do mundo do entretenimento, esportes e política.

As estátuas não seguem a mesma precisão cirúrgica de outros museus do gênero pelo mundo, como o internacional Madame Tussauds, mas é possível passar bons momentos pelas 15 salas temáticas divididas por áreas como música, cinema e séries de TV.         

Nos ambientes de cenografia caprichada é possível ver réplicas de artistas como Amy Winehouse, Madonna, Justin Bieber, Johnny Depp - no papel de Jack Sparrow, e Charles Chaplin em seu personagem mais famoso: o vagabundo Carlitos.

Lady Gaga (à direita) é uma das cantoras que possuem réplica em tamanho natural na sala de cantores do Museu de Cera de Foz do Iguaçu, no Paraná  - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Lady Gaga (à dir.) é uma das cantoras homenageadas no museu
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Uma das novidades do museu são os ambientes dedicados a personagens da TV e do cinema, que nem sempre são lembrados nesse tipo de acervo, como o Máscara, o feioso Smeagol, da trilogia "O Senhor dos Anéis" - um dos personagens mais precisos do acervo, Homer Simpson, os pequenos azulados da série Smurfs e até o mexicano Roberto Gómez Bolaños, em um de seus personagens mais famosos: o atrapalhado Chapolin Colorado.

A curadoria do museu comete alguns deslizes que só os mais nerds (ou fanáticos) devem perceber, como o Spock, da série Jornada das Estrelas, perdido entre personagens de outro clássico da ficção científica: Guerra das Estrelas; e na sala que abriga em um mesmo ambiente Santos Dumont, Mr. Bean e Gisele Bündchen, um do lado do outro.

No entanto, o destaque do local é a homenagem a figuras brasileiras, como o cantor Wando no interior de um estúdio de gravação (com direito às inconfundíveis calcinhas penduradas no pedestal de um microfone), os esportistas Neymar e Senna, Chico Anysio no papel do professor Raimundo e até a presidente Dilma Rousseff.

“A ideia de um museu como esse em Foz surgiu por conta da grande concentração de visitantes e o destino reúne condições para um investimento desse porte”, diz Carlos Alberto Silva, gerente comercial da unidade paranaense.

Ainda segundo Silva, o complexo deve ganhar novas atrações até 2016, como a coleção de carros antigos do pai do proprietário Martin Fildler.

SERVIÇO
Museu de Cera de Foz
Avenida das Cataratas, 8.100, Remanso Grande, Foz de Iguaçu
Diariamente, das 8h às 19h
www.dreamland.com.br

Site do turismo de Foz do Iguaçu
www.iguassu.com.br

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou a Foz do Iguaçu a convite da CVC, da companhia aérea Gol e do Iguassu Resort