Topo

De carro, de barco ou de bicicleta, explore os lagos da Nova Zelândia

Marcelo Negromonte

Do UOL, na Nova Zelândia *

19/09/2014 07h00

Visitar a Nova Zelândia é conhecer os seus lagos. São mais de 3.800 deles espalhados pelas duas ilhas que formam o país. Na Ilha Sul, a maioria dos lagos foi formada pela ação dos glaciares milhares de anos atrás. Por causa disso, a água de muitos deles é azul-turquesa, semelhante à do mar do Caribe, resultado do atrito entre o deslocamento do gelo e a rocha das montanhas -- micropartículas dessas rochas ficam suspensas na água, o que dá essa coloração.

De carro, a pé, de barco ou de bicicleta, os lagos da Nova Zelândia oferecem paisagens deslumbrantes, seja pela coloração da água, seja pelas montanhas que os emolduram -- ou pela combinação pitoresca dos dois. Conheça abaixo cinco lagos da Ilha Sul e suas respectivas atividades:

Wanaka
As águas cristalinas do lago Wanaka cobrem uma área de 193 km², numa extensão de 42 km, às margens da cidade de mesmo nome, na região de Otago, centro-sul da Ilha Sul da Nova Zelândia. No verão, o lago é ideal para nadar e andar de caiaque e, em qualquer época do ano, fazer o cruzeiro até a ilha Mou Waho, reserva natural, livre de predadores e habitat da ave Buff Weka, que só existe nessa pequena ilha e não voa.

Reserve quatro horas para esse passeio, com montanhas altíssimas dos Southern Alps (os Alpes do Sul) de um lado e vinhedos e mais montanhas do outro. Na ilha Mou Waho, você sobe até o topo dela, onde outro lago, a 150 metros de altura, é a grande atração. A vista lá do alto é de tirar o fôlego. A Eco Wanaka (www.ecowanaka.co.nz) é uma das agências que oferecem o passeio com guias de turismo.

O que levar: Calçados cobertos e resistentes para andar em trilha de terra e casaco quente nos meses mais frios.

Amanhecer no lago Wanaka, na Ilha Sul da Nova Zelândia - Marcelo Negromonte/UOL - Marcelo Negromonte/UOL
Amanhecer no lago Wanaka, na Ilha Sul da Nova Zelândia
Imagem: Marcelo Negromonte/UOL

Tasman
O lago Tasman começou a se formar em 1973, quando a geleira (ou glaciar) Tasman passou a se desfazer. Essa geleira começa a 2.300 metros de altura, com neve da cordilheira do Monte Cook (o mais alto do pais, com 3.724 metros de altura), que se compacta serepenteando 17 km morro abaixo, formando gelo glacial até “desaguar” no lago Tasman. A água do lago é, naturalmente, geladíssima e coberta de um pó finíssimo, resultado da fricção do gelo com as rochas da montanha, conhecido como “farinha de pedra glacial”.

No passeio de barco, você passa por perto de icebergs (e pode tocá-los) e avista o impressionante paredão de gelo de várias tonalidades de azul até o preto (quanto mais azul, mais novo o gelo) da geleira Tasman. Esse passeio é realizado com guias e apenas durante os meses mais quentes, entre o começo de outubro e o final de maio.

O que levar: Calçados cobertos e resistentes para andar em trilha (são 3 km de caminhada por terra e pedra, ida e volta, do ônibus até o lago), casaco quente e impermeável e proteção para a cabeça e orelhas. Faz frio e você vai se molhar (é fornecida uma capa impermeável).

O passeio dura duas horas e meia pela Glacier Explorers (www.glacierexplorers.com) e é realizado se as condições de tempo, luminosidade e do próprio lago permitirem.

Visitantes passeiam pelo lago Tasman, onde passam próximos a icebergs que se desprendem da geleira Tasman, a maior da Nova Zelândia - Tourism New Zealand/Divulgação - Tourism New Zealand/Divulgação
Visitantes passeiam pelo lago Tasman, onde passam próximos a icebergs que se desprendem da geleira
Imagem: Tourism New Zealand/Divulgação

Pukaki
Para chegar ao lago Tasman, você vai passar por outro lago, maior e mais exuberante: o Pukaki. Com 8 km de largura e 15 km de extensão, o lago acompanha a estrada que vai até o pé do Mt. Cook e revela paisagens belíssimas a cada curva.

Aqui, a “farinha de pedra glacial” que dá o aspecto leitoso ao lago Tasman encontra a água fresca do Pukaki e se sedimenta no fundo. Na superfície flutuam apenas micropartículas desse “pó”. O resultado é um lago com um azul da cor do céu.

Trilhas a pé e de bicicleta podem ser feitas nas margens do Pukaki.

Tekapo
O lago Tekapo é um dos destinos turísticos mais populares da Nova Zelândia e possui diversos resorts em sua margem, próximos ao vilarejo Lake Tekapo. Emoldurado pelas montanhas do Southern Alps, o lago Tekapo tem 87 km² de área e 27 km de extensão com águas azul-turquesa que formam ondas razoavelmente grandes se estiver ventando muito.

Localizada na beira do lago, a igreja do Bom Pastor (Church of The Good Shepherd) é uma das mais fotografadas do país e é para onde locais e turistas (principalmente do Japão) se deslocam para realizar casamentos. O altar dessa igreja talvez seja um dos poucos “altares panorâmicos” do mundo, com uma janela de vidro transparente que dá para o lago.

Trilhas para pedalar e caminhar são opções de atividades à beira do lago.

A cor azul turquesa das águas do lago Tekapo é decorrente do "pó glacial", micropartículas resultantes do atrito entre o gelo e as rochas das montanhas, durante o deslocamento das geleiras no período glacial, que ficam suspensas na superfície - Marcelo Negromonte/UOL - Marcelo Negromonte/UOL
A cor azul turquesa das águas do lago Tekapo é decorrente do "pó glacial"
Imagem: Marcelo Negromonte/UOL

Wakatipu
Wakatipu em maori significa, mais ou menos, “gigante adormecido”, devido ao formato do lago que lembra o de uma pessoa dormindo (ou o formato de um raio). É o lago que banha algumas cidades, entre elas Queenstown, destino turístico de inverno e de verão que oferece atrações como bungy jump, jetboat, estações de esqui e outras atividades ao ar livre.

O lago é cercado por uma cadeia de montanhas, com picos nevados durante o inverno, que possui um nome bastante apropriado: The Remarkables (Os Notáveis). Do alto do teleférico Skyline é possível ver Queenstown, o lago e os Remarkables. Dica: vá ao entardecer.

Passeios pelo lago podem ser facilmente marcados no porto da cidade, entre eles um passeio de uma hora e meia em um barco a vapor.

*O jornalista viajou a convite do Tourism New Zealand