Viagem

Cenário do filme "De Volta para o Futuro" diverte turistas em Londres

Rafael Mosna

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

27/08/2014 06h00

A chuva incessante que parecia não largar Londres no feriado nacional de segunda-feira (25 de agosto) não impediu que a feira de 1955 da cidade em Hill Valley acontecesse.

"Por esse lado. Não se preocupem, é sempre ensolarado em Hill Valley”, indicava brincando um dos funcionários, devidamente trajado com um visual dos anos 50 (e uma capa de chuva), o caminho que levava à entrada de mais uma sessão do filme "De Volta para o Futuro", promovida pelo Secret Cinema, empresa que realiza festivais “secretos” na capital inglesa.

Mas não se tratava de uma exibição qualquer. Quase toda Hill Valley de 1955, local onde se passa a maior parte da história do filme estrelado por Michael J. Fox em 1985, foi reconstruída em Hackney, região leste da metrópole britânica.

(Aviso de spoiler: caso você pretenda comparecer a alguma das exibições restantes, aconselha-se não continuar a leitura a partir daqui.)

Impressionantemente, a produção esteve atenta a vários detalhes. Estão por lá casas de moradores, o posto Texaco, a lanchonete e a praça. Há ainda um parque de diversões com roda-gigante, venda de fudges (tradicional doce estadunidense) e brincadeiras como tiro ao alvo em espingardas de rolha. É possível também mandar um cartão-postal para qualquer pessoa em Hill Valley, comprar vinis e fazer a barba ou o cabelo.

Quem se atreve a caminhar pela “rua” ou atravessar fora da faixa de pedestre é recriminado por um “guarda”. Por lá, só passam os carros de época, incluindo aqueles de traseira longa e design futurista, e o ônibus escolar, no qual é possível chegar à escola para a festa de formatura. O tema, claro, faz alusão ao fundo do mar, tal qual ocorre nas cenas em que George McFly finalmente beija Lorraine e, assim, garante a existência de Marty no futuro.

Anos 50 mesmo

Câmeras e celulares são terminantemente proibidos, “já que eles não existem no mundo de Hill Valley”. Máquinas fotográficas que utilizam filme tradicional são vendidas por lá.

Recomenda-se comparecer com roupas adequadas ao ano de 1955. A ideia é levada tão à risca pela maioria dos participantes que às vezes é difícil distinguir entre público pagante e atores devidamente ambientados (e com um marcante sotaque proveniente do inglês falado nos EUA). Eles estão lá para incitar coreografias no baile, arrumar confusões entre si, interromper a sessão de “Montana, Terra do Ódio”, com Ronald Reagan, no cinema do “município” ou interagir com os presentes. “Você é novo em Hill Valley? É a primeira vez que vejo você por aqui”, perguntou a “produtora” da rádio, cuja programação é ao vivo, a este repórter.

Sim, trata-se de um evento nerd. E sem medo de ser feliz.

A exibição propriamente dita de “De Volta para o Futuro” acontece por volta das 21h (a entrada é permitida a partir das 18h). Ela é projetada a céu aberto (com ou sem chuva) em um grande telão abaixo da famigerada torre do relógio (aquela atingida por um raio, capaz de gerar 1,21 gigawatts, desativando os ponteiros em um sábado às 22h04).

Há várias intervenções, com direito a uma réplica do DeLorean DMC-12, o carro/máquina do tempo, que acontecem para lembrar que aquele é o momento mais importante da festa. A cada momento, arrancam gritos e palmas de quem assiste.

Os fãs saem maravilhados. De volta a 2014.

SERVIÇO
Secret Cinema apresenta “De Volta para o Futuro”
Ingressos ao valor de £54,50 (R$ 207), mais taxas. Outras informações em www.secretcinema.org. Os tours são realizados até 31 de agosto de 2014.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo