Topo

São Francisco Xavier é o reduto ecoturístico de São José dos Campos

Elaine Kawabe

Do UOL, em São Francisco Xavier

30/04/2014 20h10

A roça ficou lá no passado. Atualmente, o distrito de São Francisco Xavier é conhecido pelo turismo ecológico, pousadas charmosas e gastronomia diferenciada. A 55 km de distância de São José dos Campos e a 720 metros de altitude, a região montanhosa, rodeada por verde, atrai turistas em busca de aventura ou simplesmente sossego.

Boa parte da vegetação é remanescente da Mata Atlântica original que cobria toda a Serra da Mantiqueira. Isso serviu de abrigo para espécies raras da flora e da fauna como o muriqui, o maior macaco das Américas (o primata adulto pode medir até 1,50 m de altura), mascote símbolo do distrito. O animal - ameaçado de extinção - pode ser observado em caminhadas ou passeios ciclísticos pelas trilhas da região.

As cachoeiras e trilhas são as atrações principais de São Francisco Xavier. Graças à rede hidrográfica formada pelo relevo montanhoso, inúmeras quedas d'água surgem ao longo do distrito. É quase impossível resistir a um mergulho nas águas cristalinas das cachoeiras. Principalmente depois de uma longa e exaustiva caminhada pela mata num dia típico de verão.

Já para aqueles que preferem água quente, há "spas" com banhos terapêuticos e massagens relaxantes. Conforto é o que não falta por aqui. Sobretudo nas diversas opções de hospedagem, muitas das quais, situadas no topo de montanhas, oferecem chalés com lareira, ofurôs e outras comodidades. São ideais no inverno, quando a temperatura, nas madrugadas mais frias, não chega sequer a 2ºC.

À noite, o programa é frequentar os bares "rústico-chics" com música ao vivo e degustar a culinária local, que mescla a influência mineira com produtos agrícolas como o shiitake (cogumelo japonês) e o pinhão.

ATRAÇÕES

Portal do Equilibrium: Rapel, escalada, passeio a cavalo, tirolesa, caminhadas, redário e piscina são os atrativos do local, que dispõe de restaurante e pousada. Estrada Municipal José Satiro Dias, 700, bairro dos Remédios, a 5km do centro. Tel: (12) 3797-6800 / 3926-1800. www.portaldoequilibrium.com.br

Cachoeiras e trilhas

São Francisco Xavier tem dezenas de cachoeiras e trilhas. Apenas a cachoeira Pedro David é pública; as demais, incluindo trilhas, estão localizadas em propriedades particulares, pousadas e fazendas. Cobram taxa de visitação. No CAT (Centro de Apoio ao Turista) há mapas de acesso.

Pedro David: Com 15 metros de altura, a cachoeira possui diversas quedas e uma ponte. Há vestiários, banheiros e local para piquenique. Estrada Municipal Pedro David, a 3km da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis.

CAT (Centro de Apoio ao Turista): Indica guias especializados para fazer trilhas, cavalgadas, cicloturismo, rafting e outras atividades esportivas em São Francisco Xavier. O CAT fica alguns metros após o portal de São Francisco Xavier. Tel: (12) 3936-1279.