Topo

Descubra a região descolada da margem direita do Sena, em Paris

Alexander Lobrano

New York Times Syndicate

29/04/2014 17h49

Houve um tempo em que a única razão que os turistas tinham para ir ao 10º Arrondissement de Paris, na Margem Direita do Sena - um bairro operário de imigrantes - era pelo fato de que as duas maiores estações de trem de Paris, a Gare du Nord e a Gare de l'Est, ficarem ali. Esse anonimato relativo começou a se diluir há quinze anos, quando fotógrafos de moda e outros tipos criativos redescobriram a beleza peculiar do Canal St.-Martin, já em desuso. Agora é outra parte do distrito que está ganhando destaque: a Rue du Faubourg St.-Denis e as ruas à sua volta. Com bares, cafés, galerias, restaurantes e boutiques abrindo aqui e ali, esse pequeno "quartier" estiloso, mas despojado, reflete a personalidade jovial e descolada que o Quarter Latin tinha antes de virar moda.

Mussubi
Uma bela decoração zen – paredes cobertas de painéis de cedro vermelho e luminárias de vidro leitoso, que criam uma luz suave – e omusubi soberbos (bolas de arroz japonês com guarnição) fizeram desse restaurante um sucesso, mesmo só abrindo para o almoço.
Rue d'Hauteville, 89
33-1-42-46-31-02
mussubi.fr

Hotel Paradis
O hotel de 38 quartos foi completamente reformado em 2011 e a decoração de Dorothee Meilichzon mescla reedições de móveis escandinavos dos anos 60 com sua própria visão das convenções da Paris de Haussmann, incluindo balcões de mármore e papéis de parede pintados à mão. Diárias a partir de 86 euros.
Rue des Petites-Ecuries, 41
33-1-45-23-08-22
hotelparadisparis.com

Chez Jeannette
Esse café de bairro, com mobiliário dos anos 40, é o melhor lugar de onde observar a diversidade que torna a Rue du Faubourg St.-Denis tão vibrante e atraente. Na hora do almoço, operários turcos de macacões empoeirados se sentam ao lado de fotógrafos e editores para saborear o "plat du jour", que pode ser vitela grelhada com nhoque gratinado. À noite, o público mais jovem lota o lugar.
Rue du Faubourg St.-Denis, 47
33-1-47-70-30-89

Vivant Table
Em 2011, o restaurateur Pierre Jancou transformou essa casa minúscula (que ainda tinha os murais de azulejos Art Nouveau dos pássaros raros que vendia) numa loja de vinhos; não satisfeito, em outubro ele a converteu num restaurante excelente que serve pratos como turbot meunière com legumes. E, de quebra, Pierre abriu ali ao lado o Vivant, um wine bar especializado em vinhos biodinâmicos.
Rue des Petites Ecuries, 43
33-1-42-46-43-55
vivantparis.com

Galerie Martel
Rina Zavagli exibe o crème de la crème dos ilustradores de HQ, incluindo Art Spiegelman, Charles Burns e Robert Crumb, além de arte gráfica, como a exposição de capas rejeitadas da revista New Yorker.
Rue Martel, 17
33-1-42-46-35-09
galeriemartel.com